Saúde com Casca e Tudo comemora três anos com receitas na Dom Pedro

108
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Nesta sexta-feira (19), a tenda do projeto Saúde com Casca e Tudo (SCT), da coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, esteve no Calçadão da Dom Pedro, Centro, para comemorar seu terceiro ano de atividades. O aniversário foi festejado entre os munícipes, enquanto os nutricionistas serviam degustações que fazem parte do SCT durante toda manhã.

O projeto integra o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional e tem como objetivo promover uma alimentação saudável, sensibilizar e conscientizar sobre o combate ao desperdício. Em três anos, já passou por locais de grande concentração de pessoas como feiras, unidades básicas de saúde, escolas, complexos penitenciários, faculdades, entre outros, para salientar a importância do aproveitamento integral dos alimentos a um baixo custo. “São tendas que associam informação e degustação e difundem o aproveitamento dos alimentos, como o nome mesmo diz, ‘com casca e tudo’”, afirmou Márcia Seminaldo, responsável técnica do Banco de Alimentos.

Além das degustações, foram entregues panfletos com as receitas para que a população pudesse repeti-las em casa. A operadora de caixa Joseni de Moraes, 45, provou o chá funcional (receita abaixo) e se interessou pelas outras receitas. “Pretendo fazer o chá em casa e vou procurar outras receitas no blog, pois essa ideia de aproveitar o alimento por inteiro me interessa muito”, disse.

Todas as receitas elaboradas pelos profissionais estão disponíveis no blog do Saúde com Casca e Tudo: www.saudecomcascaetudo.blogspot.com

Chá Funcional

  • Casca de duas mangas;
  • Polpa de 2 maracujás;
  • 1 litro de água;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de gengibre;
  • Açúcar mascavo a gosto.

Modo de preparo: Ferva a casca da manga e a polpa do maracujá, acrescente o gengibre, o açúcar, as folhas de hortelã e deixe ferver por 10 minutos. Se preferir, coe e adoce a gosto. Sirva quente.

Via: Prefeitura de Guarulhos