Salão do Livro recebe nesta quinta-feira o educador José Pacheco e o escritor José Eduardo Agualusa

325
Jose Eduardo Agualusa
Imagem Divulgação

O Salão do Livro de Guarulhos recebe nesta quinta-feira o educador português José Pacheco e o escritor angolano José Eduardo Agualusa. O evento é realizado na avenida Odair Santanelli, no Parque Cecap. A entrada é gratuita, das 9h às 22h.

José Pacheco é o primeiro a se apresentar, às 17h, no Ponto de Encontro. Há 28 anos ele fundou e coordena a Escola da Ponte, em Portugal, que hoje é uma referência em todo o mundo quando se fala em Educação. Pacheco vai contar como funciona a metodologia da instituição, localizada perto da cidade do Porto. Na Escola da Ponte, que hoje integra o sistema público português, não existe separação por séries entre os alunos.

Um dos nomes mais esperados do Salão do Livro é o angolano José Eduardo Agualusa. Às 19h30, fala sobre sua obra no Café das Letras. Agualusa é vencedor de prêmios como o Independent Foreign Fiction Prize, o Grande Prêmio de Literatura da RTP e o Grande Prêmio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.

Jose Pacheco
Imagem Divulgação

Em 2006, lançou a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa. Seus livros estão traduzidos em mais de vinte idiomas e entre suas obras mais importantes está Barroco Tropical, publicada no Brasil em 2009, que traça um retrato vivo e pulsante da sociedade angolana atual.

Espetáculo infantil

Além dos debates literários, o Salão do Livro de Guarulhos também conta com uma série de atrações para as crianças. Nesta quinta, a Cia. Pia Fraus apresenta o espetáculo de bonecos “Bichos do Brasil”, às 9h30, 13h30 e 15h30. No espaço infantil, também haverá contação de histórias com Benita Prieto, Maurício Leite e Zé Bocca, às 10h30, 14h30, 16h30 e 18h30.

O Salão do Livro de Guarulhos 2011 termina no próximo domingo (8). É uma realização da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e a Associação Nacional de Livrarias (ANL). Mais informações estão disponíveis no site: guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos