Sábado é dia de atualizar a carteira de vacinação de crianças até 5 anos

166
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Munidos da caderneta de vacinação, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças menores de cinco anos de idade a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) neste sábado (24), para atualizar as doses do calendário vacinal. O chamado Dia de Mobilização Nacional tem por objetivo reduzir as taxas de abandono do esquema de imunização e, assim, diminuir o risco de transmissão de doenças em todo o país.

Em Guarulhos, todas as UBS irão abrir neste sábado, das 8 às 17 horas, para vacinar seletivamente as crianças que estiverem em atraso com as doses do calendário. A Campanha se estende até o próximo dia 30 e as vacinas podem ser encontradas em qualquer uma das 67 UBS da cidade.

Desde o ano passado houve mudanças no esquema vacinal, com a introdução de duas vacinas novas: a Pentavalente e a Inativada contra a Poliomielite (VIP). A Pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, infecções causadas por Haemophilus influenza tipo B (como, por exemplo, infecções do ouvido e da garganta) e Hepatite B.

A Pólio Inativada, por sua vez, é destinada às crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil. Nestes casos, elas irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a VIP, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e os reforços (aos quinze meses e aos quatro a seis anos de idade) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

Por conta disso, é muito importante que os pais levem seus filhos aos postos neste sábado, munidos da caderneta de vacinação. Somente por meio da conferência da faixa etária e do histórico vacinal de cada criança é que os profissionais de Saúde saberão qual tipo de dose deverá ser administrada.

Confira abaixo as vacinas do calendário:

Idade                   Vacina

Ao nascer           BCG (formas graves de tuberculose),Hepatite B

2 meses             Pentavalente, Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), Rotavírus (contra doenças diarreicas causadas pelo Rotavírus)

3 meses            Pneumocócica 10 valentee Meningite C

4 meses           Pentavalente,VIP e Rotavírus

5 meses            Pneumocócica 10 valentee Meningite C

6 meses           Pentavalente e Vacina oral contra a Polio (VOP)

7 meses           Pneumocócica 10 valente

12 meses           Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Meningite C

15 meses            DTP (difteria, tétano e coqueluche). , VOP, Pneumocócica 10 valente e Tríplice Viral

4 a 6 anos          DTP e VOP

Via: Prefeitura de Guarulhos