Programa ambiental da General Shopping salva 22 mil árvores por ano

111
General-Shopping
Cerca de 30 mil pessoas foram conscientizadas com ações de treinamento nos shoppings da companhia em 2014

A General Shopping Brasil, uma das principais companhias de shopping centers do país, possui um arrojado programa de responsabilidade ambiental em seus 16 empreendimentos. Os números impressionam e vêm crescendo: durante o ano de 2014, a reciclagem de papel e papelão dos shoppings poupou em torno de 31 mil árvores, o que equivale a três Parques do Ibirapuera, número 61% maior do que o ano anterior. Com o programa de responsabilidade ambiental da empresa, foram conscientizadas cerca de 30 mil pessoas com as ações e treinamentos de sustentabilidade nos empreendimentos em 2014, contabilizando funcionários, terceiros e clientes.

A quantidade de metal reciclado em 2014 seria suficiente para produzir todo o alumínio utilizado na fabricação de 1.493 automóveis, número 32% maior em comparação com 2013. Com a reciclagem de plástico, aproximadamente 14 toneladas de petróleo deixaram de ser extraídas em 2014, 35% a mais do que em 2013.

Além disso, a reciclagem do óleo gerado nos shoppings centers em 2014 impediu que mais de 5 milhões de metros cúbicos de água fossem poluídos. Isso equivale ao abastecimento de cerca de 250 mil residências por um ano, número 80% maior do que em 2013. Em alguns empreendimentos, o resíduo orgânico é enviado para compostagem e equivale a cerca de 22 toneladas de composto orgânico (adubo) em média.

Seguindo os valores da General Shopping Brasil, estas ações começam no projeto do novo empreendimento com a construção de baixo impacto ambiental, que busca soluções alinhadas com a sociedade. “O projeto de um shopping precisa nascer responsável, seja nas intervenções no espaço que irá ocupar, até o impacto na região. Para isso, estudamos desde a parte arquitetônica – com emprego de vidro para maior aproveitamento da iluminação natural e redução de consumo de energia – até o uso de produtos biodegradáveis e a contratação de mão de obra local”, explica Alexandre Dias, diretor de marketing da General Shopping Brasil.

Muito antes da água ser tema de debates e do Brasil sofrer com a crise hídrica, a General Shopping Brasil já adotava o reuso da água em seus empreendimentos. Desde 2012, cada novo shopping inaugurado da companhia abre suas portas com ETE’s (estação de tratamento de efluentes). Prova disso é que, em 2014, o tratamento de efluentes dos shoppings da General Shopping foram o equivalente ao abastecimento de mais que 2.600 residências com 4 moradores por 1 ano. Os próximos empreendimentos da General a receberem ETE’s são o Internacional Shopping Guarulhos, Parque Shopping Barueri e Parque Shopping Maia (inauguração prevista para abril deste ano)

Sobre a General Shopping Brasil

A General Shopping Brasil está entre as líderes do ranking nacional de shopping centers, com 250 mil m² de ABL própria. Possui 16 shopping centers em operação, nos quais detém uma participação proporcional média de 76,9%. Juntos, esses empreendimentos apresentam: 324,9 mil m² de ABL.