Prefeitura promove festival de capoeira de 17 à 31 de março

192
Prefeitura promove Mostra de Capoeira

A partir do próximo sábado (17) a cidade recebe a Mostra de Capoeira Guarulhos 450 Anos. O evento é promovido pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, através de um convênio firmado com o Ministério da Cultura. Parque Jurema, Jardim Vila Galvão, Jardim São João, Jardim Cumbica, Taboão e Jardim Bom Clima são as regiões por onde a mostra passará nos dias 17, 18, 24, 25, 31 de março e 1° de abril, respectivamente.

Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a arte da capoeira é uma das mais antigas e populares manifestações culturais do país. Pensando nisso, foi criado o projeto que pretende promover a capoeira como uma forma de integração social e familiar, além de contribuir para o fortalecimento da prática da capoeira na cidade e região. Também é objetivo da mostra fomentar a elaboração de projetos e políticas públicas em prol da continuidade da capoeira e assim assegurar a preservação desta arte como patrimônio brasileiro.

Outro fator que motivou a elaboração deste projeto é a falta de oportunidades e perspectivas de vida que contamina uma enorme parcela dos jovens, deixando-os que sejam mais suscetíveis a práticas de atividades criminosas. “Assim, entendemos que com esta mostra, a capoeira pode ser muito importante no contexto sócio-econômico-cultural atual, visto que ela surgiu em condições semelhantes àquelas que são impostas pela sociedade contemporânea”, explica Wagner Elmi, gerente do Departamento de Atividades Culturais, da Secretaria de Cultura.

A mostra itinerante contemplará seis regiões que fazem parte do Orçamento Participativo e que concentram o maior número de habitantes. O encerramento acontece no dia 15 de abril no Pátio de Eventos da Adamastor Centro (veja o endereço), onde haverá uma grande celebração com a participação de mestres griôs capoeiristas ministrando palestras sobre o tema e grupos de capoeira (Associação Herança Cultural Capoeira, Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nego Nagô, Associação Desportiva e Cultural Arte Negra, entre outros). Para fechar a festa, sobem ao palco a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene/SP e as cantoras Céllia Nascimento e Erica Cardial.

Em todos os locais por onde o evento vai passar haverá apresentações musicais. No dia 17, a mostra começa às 10 horas no estacionamento do Supermercado Nagumo, no Parque Jurema, com show da cantora Céllia Nascimento. No domingo (18), às 10 horas, é a vez de Fernando Lima subir ao palco na Praça Nossa Sra. Aparecida, no Jardim Vila Galvão.

O Sambarockano anima a festa no dia 24, a partir das 10 horas, na rua Juarez Távora, s/nº, próximo a Praça Orobó, no Jardim São João. No dia 25, às 10 horas, o evento acontece na rua Rosa de Ouro, s/nº, no Jardim Cumbica, com show de Melvin Santana.

A rua Senador Severo Gomes, s/nº, no Taboão, recebe no dia 31, os shows da Banda Funkessência e Erica Cardial a partir das 10 horas. A mostra itinerante chega ao Bom Clima no dia 1° de abril. O show de DJ Lindon acontece no Parque J. B. Maciel (Paço Municipal) a partir das 10 horas. A participação na Mostra de Capoeira e nos shows é aberta ao público.