Prefeitura inaugura Parque da Saúde em Guarulhos

252
parque da saude
Imagem Divulgação

A antiga área da Furp (Fundação para o Remédio Popular), cuja permissão de uso foi concedida em novembro de 2011, transformou-se no mais novo complexo de lazer de Guarulhos: o Parque da Saúde.

A inauguração será realizada nesta sexta-feira (29), às 18 horas. Após a cerimônia oficial os convidados vão participar de uma festa junina com barracas típicas a poucos metros do parque, ao lado do teatro Padre Bento.

A primeira etapa de implantação do parque terá 15 mil metros quadrados de área de lazer, com pistas de caminhada, parque infantil, equipamentos para alongamento e ginástica, quadra de areia, trilhas, bancos, mesas, praças para descanso, lago, viveiro de plantas, sanitários, mirante e área para piqueniques.

Ao todo, após a conclusão da segunda e da terceira fase de obras, o parque terá mais de 50 mil metros quadrados disponíveis para a população, com vestiário, prédio administrativo, posto da Guarda Civil Municipal (GCM), pista de caminhada na margem do córrego e lago com plantas aquáticas.

O local tem uma pequena floresta urbana com espécies raras de mata nativa, por isso o projeto de implantação respeitou as características naturais da área e garantiu o mínimo de interferência na paisagem. Até a madeira dos eucaliptos com risco de queda foi reaproveitada para fazer bancos, mesas e forrações para o solo e trilhas.

O nome do parque tem uma relação direta com a história, já que fica ao lado do antigo complexo Padre Bento onde se buscava o tratamento da hanseníase. Nas décadas passadas, dezenas de pessoas viviam isoladas na área da Furp, antes de a medicina descobrir a cura da lepra. Agora, com a inauguração do parque, o espaço conhecido pela doença se transformará em um recanto de promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Serviço

O parque fica na rua Íris, 305, no Gopoúva, em Guarulhos. O horário de funcionamento é das 6 às 20 horas.

Via: Prefeitura de Guarulhos