Prefeitura de Guarulhos oferece vagas para formação dos mestres de capoeira

246
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

A Prefeitura iniciou na ultima quarta-feira (22) oficinas de formação para mestres, contramestres e professores/as de capoeira. O curso acontecerá semanalmente, às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Centro de Incentivo à Leitura Luiz de Camões, na rua José Maria de Oliveira Morais, 94, Gopoúva. Ainda há inscrições pelo telefone: 2408-5597 ou 2409-6843, com Lídia.

O objetivo do curso visa a não só o fortalecimento da capoeira em Guarulhos, como também possibilitar a discussão sobre a tradição da atividade sua ligação com a resistência negra, formação de identidade, combate ao racismo e à discriminação. A iniciativa atraiu participantes tanto do município quanto da capital. Na primeira oficina estiveram presentes 26 pessoas, entre mestres, contramestres, professores/as e alunos ouvintes.

No primeiro encontro os/as mestres, contramestres e professore/as de capoeira dialogaram sobre o conceito de tradição, os elementos que a compõem e quais os desafios que a capoeira enfrenta na contemporaneidade. Foram conteúdos para discussão, as tradições da capoeira como fio condutor para o pensamento crítico e autônomo, preservação de valores, apropriação da história e como fazer do esporte uma força política de transformação social da população negra.

Via: Prefeitura de Guarulhos