Os Benefícios da Fisioterapia Aquática na Terceira Idade

620
Google Imagens
Google Imagens

Na fisioterapia aquática a água é uma aliada dos idosos com suas propriedades de flutuação e hidrostática. O exercício terapêutico é aplicado somente por profissionais de fisioterapia e os resultados são sentidos fisicamente desde a primeira seção. É a atividade ideal para melhorar ou tratar as disfunções físicas características do envelhecimento e uma alternativa prazerosa e relaxante contra o sedentarismo.

Quem garante os benefícios é o Dr. Benjamin Apter, especialista em Ortopedia, Traumatologia, Fisiologia do Exercício e Medicina Esportiva: “a hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que está sendo cada vez mais utilizado na área médica. É um recurso eficiente, que proporciona a recuperação rápida e segura dos pacientes que tenham algum tipo de lesão”, indica Dr. Apter.

Com o avanço da idade, o equilíbrio, os reflexos, as articulações e os movimentos sofrem alterações que comprometem muitas das atividades rotineiras dos indivíduos que podem ser agravadas com alguma incapacidade física.

Juliana Carrasso, 57 anos, procurou a academia B-Active no bairro Jardins em São Paulo, por oferecer treinamentos adequados às necessidades de cada pessoa e cada faixa etária, com equipamentos ergonômicos medicinais, acompanhamento multidisciplinar que inclui médicos, nutricionistas, profissionais de educação física e fisioterapeutas pós-graduados em fisiologia do exercício, e se interessou pela fisioterapia aquática: “tenho sentido uma melhora significativa do meu estado físico e me sinto muito mais ágil. Na hidroterapia, consigo fazer movimentos que eram impossíveis fora d’água,” comemora Juliana.

O meio aquático é eficaz e seguro na reabilitação de idosos, mas o Dr. Benjamim ressalta que o ideal é aliar tratamento e acompanhamento médico ao treino adequado.

Via: Guia de Mulher