Novembro Azul terá programação especial em Guarulhos

1212

Dentre as atividades programadas para o Novembro Azul estão palestras sobre: a saúde do homem, tabagismo e nutrição; sessões de massagem; agendamento de consultas médicas exclusivamente para o público masculino; torneios de dominó e de truco; campeonato de futebol; caminhadas; e ações educativas alertando sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e da realização do diagnóstico precoce.

Também haverá intensificação de exames e testes rápidos para detecção de doenças; atualização de vacinas; realização de rodas de conversa sobre dúvidas e mitos acerca das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis); avaliação odontológica e antropológica (peso e altura); distribuição de material informativo sobre câncer de próstata; organização de cafés da manhã para o público masculino e ações de planejamento familiar; atividades físicas e corte de cabelo.

Novembro Azul – Atividades aos sábados

Algumas UBS irão abrir aos sábados para atender o público masculino, como é o caso da UBS Haroldo Veloso, que promoverá palestras educativas, ações de planejamento familiar, bem como oferecerá testes rápidos para a detecção de doenças no próximo sábado (5). Neste dia, a UBS Morros atenderá os homens com consultas previamente agendadas e também realizará busca ativa de pessoas com sintomas de tuberculose, além de palestras sobre saúde bucal.

No sábado (12), a UBS Acácio atenderá a população masculina entre 40 e 85 anos. Das 8h30 às 15h30, eles poderão passar em consultas com a equipe de enfermagem, fazer testes rápidos para detecção de doenças, participar de um bate papo de homem para homem e ainda terão direito a sessões de massagem e de reflexologia podal e palmar.

Também no dia 12, a UBS Vila Galvão contará com consultas médicas exclusivas para homens, palestras em sala de espera e exibição vídeos educativos, atividade que será disponibilizada durante todo o mês de novembro.

A UBS Jurema fará busca ativa de criadouros da dengue na comunidade, no próximo dia 19, convidando os homens para acompanhar os profissionais de saúde até a unidade, onde haverá palestras educativas na sala de espera, coleta de testes rápidos para a detecção de doenças, ações de planejamento familiar e de diagnóstico da tuberculose.

Também no dia 19, a UBS São Ricardo funcionará das 8 às 17 horas, período em que um médico urologista irá realizar o exame de PSA (para detecção do câncer de próstata), além de oferecer consultas médicas e atividades de orientação. Na mesma data, a UBS Cambará fará avaliação antropomérica (peso e altura), além de coleta de exames laboratoriais para pacientes acima de 40 anos ou com indicação médica, testes rápidos, consultas médicas, palestra sobre alimentação saudável e orientações gerais.

Já a UBS Santa Paula fará neste dia palestras sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas; sobre saúde física e emocional; além de oferecer consultas médicas; oficinas de nutrição do homem; testes rápidos para detecção de doenças, bem como café da manhã e da tarde ao público masculino.

Na UBS Carmela acontece um campeonato de futebol no sábado (19), na quadra da Escola Jocymara, onde também deverão ser ministradas palestras educativas. Neste dia, a UBS Paulista terá dinâmica em grupo, atendimento odontológico, palestras sobre DSTs e violência doméstica, bem como testes rápidos para detecção de doenças e aferição da pressão arterial e glicemia capilar. A UBS Novo Recreio oferecerá consultas médicas para homens com mais de 40 anos, além de testes rápidos, corte de cabelo e orientações.

Último sábado do mês

No sábado, dia 26, a UBS Normandia vai promover o Dia do Homem, com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, oferta de testes rápidos para detecção de doenças, palestras e solicitação de exames. A UBS Seródio também disponibilizará testes rápidos e fará palestras sobre a saúde do homem, assim como a UBS Ponte Alta, onde também haverá torneio de truco nesta data. Na UBS Soberana, a programação é semelhante, porém, em vez de campeonato, terá caminhada de conscientização sobre o câncer.

A UBS Cabuçu vai abrir das 8 às 17 horas, para atender os homens em consultas médicas, de enfermagem, fazer busca ativa de pacientes com sintomas de doenças ocupacionais, diabetes, hipertensão e problemas respiratórios, oferecer testes rápidos, bem como desenvolver ações de planejamento familiar. No mesmo horário, a UBS São Rafael terá rodas de conversas e consultas médicas.

Já a UBS Primavera abre no dia 26 para atender homens a partir dos 25 anos de idade, que serão recepcionados com um coffee break na unidade, onde também haverá oferta de testes rápidos, avaliação antropométrica, atualização de vacinas, solicitação de exames, massagem e sorteio de brindes. Na mesma data, a UBS Cidade Martins contará com palestras e ações de prevenção de doenças.