Início da 40ª Olimpíada Colegial reúne cerca de 8 mil pessoas no Thomeozão

1769
Foto: Silvio J Siqueira

Cerca de oito mil pessoas prestigiaram a cerimônia de abertura da 40ª Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG) realizada na manhã de sábado (11), no Ginásio Thomeozão, no Bom Clima. O evento, além do público formado em sua maioria por alunos das escolas inscritas na competição, contou também com a presença de autoridades municipais como a do prefeito Sebastião Almeida e do secretário de esportes Edivaldo Moreira (Vadinho), entre outras. Durante seu discurso o prefeito enalteceu o espírito empreendedor e a iniciativa daqueles que foram responsáveis pela criação da olimpíada entre as escolas da cidade realizada pela primeira vez em 1971.

Além do tradicional desfile de apresentação das escolas participantes, neste ano a cerimônia celebrou as quatro décadas de realização da OCG e contou com um momento reservado à homenagem aos precursores da olimpíada, que foram Jean Pierre Hermann de Morais Barros (chefe do executivo de Guarulhos de 1970 a 1973); Ronaldo Saracenni (chefe do gabinete do prefeito de 1970 a 1973); João da Costa Freitas e Milton Resende (organizadores das primeiras edições da competição). Também foram homenageados a atriz guarulhense Adriana Lessa, o professor de educação física e apresentador de TV, Otávio Cremon Filho, que participaram como atletas de algumas edições da olimpíada interescolar, e o jornalista Hermano Henning, responsável pela cobertura jornalística dos primeiros anos de OCG.

O acendimento da pira olímpica, momento mais esperado da abertura, reservou uma emoção a mais aos presentes. De acordo com a programação, a tarefa deveria ser realizada por João da Costa Freitas que, no momento em que se dirigia ao equipamento, para surpresa de todos, resolveu ceder a honraria a Alberto Serra Pinto responsável pela coordenação da OCG há 30 anos. “Fiquei muito lisonjeado, realmente não esperava e por isso a emoção foi muito forte”, afirmou Serra. A cerimônia foi encerrada às 11 horas.

Competição

As competições da 40ª OCG tiveram início neste domingo (12). A primeira modalidade a ser definida será a capoeira que terá a escola campeã conhecida já na tarde do primeiro dia da olimpíada. Também no domingo, serão realizados os primeiros jogos das modalidades coletivas basquetebol, voleibol, handebol e futsal.

Para conferir a programação de jogos e os resultados da 40ª OCG, basta acessar o link Olimpíada Colegial na página  www.guarulhos.sp.gov.br ou www.olimpiadacolegial.com.  A atualização será realizada diariamente.

FONTE: PMG