História das culturas africanas e afro-brasileiras é tema de curso

155
Imagem Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, abriu inscrições para o curso “História das Culturas Africanas e Afro-brasileira”. Voltado para todos os públicos, especialmente profissionais da área de educação, agentes de atividades culturais, lideranças e ativistas dos movimentos sociais, as aulas visam a discutir as desigualdades etnicorraciais e a necessidade de propor ações afirmativas para sua superação.

O curso acontece todas as quintas-feiras, a partir do dia 12 de abril, das 19 às 22 horas, no Centro Municipal de Educação Adamastor. Com 40 horas de duração, os professores Christian Fernando dos Santos Moura, Francisco Sandro da Silveira Vieira e Oluemi Aparecido dos Santos ministrarão o curso em três módulos, no total.

Desde o surgimento dos movimentos de caráter identitário como gênero, etnia e sexualidade no cenário do processo de redemocratização do Brasil, educadores e pesquisadores discutem a necessidade de inclusão da disciplina “História das Cultura Africanas” na grade curricular das escolas públicas e privadas, além de outras ações para trabalho pedagógico contra o preconceito e a discriminação. Estudos realizados na década de 1960 já apontavam para a necessidade de se discutir e superar os estereótipos acerca da população afrodescendente presente nos livros didáticos.

O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Para realizar a inscrição, basta acessar o site da Prefeitura, na sessão Eventos (http://eventos.guarulhos.sp.gov.br) até o dia 11 de abril. Para mais informações, basta entrar em contato com o Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela pessoalmente ou pelos telefones: 2304-7464 e 2304-7189 (falar com Jô).

Conteúdo programático

Módulo A:

– Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais;
– Lugar da História nas Sociedades Africanas;
– Raça, Racismo e Etnia;

Módulo B:

– Diversidade Cultural e Currículo: a questão etnicorracial na prática educativa dos professores e alunos Introdução às antigas civilizações africanas;
– Negritude Usos e Sentidos. A Negritude e a Luta pelas Independências na África de Língua Portuguesa;

Módulo C:

– A Tradição Oral e sua Metodologia;
– O Negro da Literatura Brasileira – Apontamentos sobre a Literatura Afro-Brasileira;
– Trabalhando a Narrativa com Contos Africanos e Afro-brasileiros.

Serviço 

  • Data: A partir do dia 12 de Abril de 2012
  • Horário: das 19 às 22 horas
  • Local: Centro Municipal de Educação Adamastor (Veja o endereço)
  • valor: Gratuito

Via: Prefeitura de Guarulhos