Grupo Caravançará na Casa dos Cordéis. Participe!

192
Imagem Divulgação

Para esta apresentação, o Grupo Caravançará tem a expressão vocal como foco central, trazendo ao palco os trabalhos desenvolvidos durante o Programa Caravançará Vocal, iniciado no mês de outubro, e que durante seus 10 encontros proporcionou à cantores profissionais e amadores, músicos e apreciadores do canto um contato mais estreito com a música brasileira por meio do canto coletivo e de todos os aspectos culturais e sociais que cercam o repertório abordado.

Além dos participantes do projeto, subirão ao palco alguns convidados do grupo, fazendo desta ocasião uma grande celebração da música brasileira, passando pela obra de compositores como Caetano Veloso,Edu Lobo e Egberto Gismonti, entre outros e também por composições autorais do Grupo Caravançará.

  • Duração do espetáculo: 60min.
  • Classificação: livre
  • Direção musical, composições e arranjos: Rodrigo Ferreira
  • Preparação Vocal: Roberto Peixe
  • Monitoria: Daniela Sato
  • Acompanhador: José Ronaldo
  • Músicos: Edson Luciano (violão) e Valmir Quinto (percussão)
  • Cantores: Bruna Campos, Gabriela Benitte, Gabriel Peres, Helena Arruda, Márcia Santos e Patrícia Rodrigues.
  • Participação: Lílian Rocha (voz)

O Grupo Caravançará surgiu na segunda metade do ano de 2008 com a proposta de aliar diversas linguagens musicais ao repertório e aos autores brasileiros, em intenso trabalho de pesquisa musical, o Grupo Caravançará, inicialmente Grupo Caravana, foi formado por músicos freqüentadores do Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos (CMA) naquele período e que hoje trabalha com a colaboração de diferentes músicos a fim de buscar múltiplas possibilidades timbrísticas para sua música.

A filosofia do grupo está calcada na criação, seja ela por meio de arranjos para temas da música brasileira, seja ela por meio de composições originais. Uma forte marca do grupo é a presença constante do arranjo vocal como ferramenta de expressão, aliando elementos da música popular com diversos elementos da música vocal.

Ao longo deste período, o grupo vem atuando em diversos espaços de cultura e educação em Guarulhos e São Paulo, como o Teatro Padre Bento e Nelson Rodrigues, e em eventos como a Festa de Bonsucesso, Festival 4 Estações e também a FETEPS, destinada aos estudantes do Centro Paula Souza, participando também de gravações neste período. A partir de 2011, o grupo passa a figurar como anfitrião do projeto “Um Pouquinho de Brasil”, convidando a cada mês diferentes grupos e compositores de Guarulhos para uma amostragem de seu trabalho e para reverenciar os grandes mestres da música popular brasileira, num encontro musical muito especial que também contou com palestras sobre os artistas brasileiros e sua produção, num intuito de colaborar com a formação de público para nossa música popular.

Este projeto esteve presentes em espaços como o do Teatro Nelson Rodrigues, Anfiteatro Pedro Gonçalves Dias (Biblioteca Monteiro Lobato) e Espaço Cultural Empório Music. No ano de 2013, foi criado pelo grupo o Programa Caravançará Vocal, onde cantores profissionais e amadores, músicos e apreciadores em geral têm a oportunidade de estar em contato com o universo da música vocal, subindo ao palco juntamente com os colaboradores do Caravançará para executar arranjos confeccionados por Rodrigo Ferreira especialmente para esta ocasião. O grupo também prepara o repertório do seu primeiro disco autoral.

Serviço

  • Data: 14 de dezembro de 2013
  • Horário: às 19h00
  • Local: Casa dos Cordéis (Veja o endereço)
  • Ingresso: (venda antecipada: 10,00 – bilheteria:15,00)