Filhote de labrador é o novo membro do Canil da Guarda Municipal

137
labrador
Imagem Divulgação

Prestes a completar cinco anos, o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) conta com mais um reforço. Aquiles, que é filhote de labrador, tem apenas dois meses e já pesa mais de oito quilos, é o novo membro do Grupamento e será treinado para compor o pelotão que já possui 16 cachorros das raças rotweiller, pastor belga, pastor alemão, mallinois, border collie e labrador. Entre as atividades estão apresentações em escolas, eventos e auxílio em ações de patrulhamento na cidade.

Aquiles foi escolhido de uma ninhada de seis filhotes para fazer parte do Canil da GCM. Assim que tomar todas as vacinas e não se alimentar mais com leite materno, o cão começará a ser treinado para participar de todas as ações do Grupamento.

O secretário de Segurança Pública, João Dárcio, foi conhecer o mais novo membro da GCM. Na oportunidade, conversou com a Inspetora Marta, responsável pelo Grupamento, e destacou a relevância do local e de suas ações para a cidade. “O trabalho realizado pelo Canil serve de modelo para outros municípios. Em menos de cinco anos, já conseguimos dobrar o número de cães e guardas. Além disso, nossos animais são tratados por excelentes profissionais, com alimentação e produtos da melhor qualidade”, disse João Dárcio.

“Todas as conquistas deste Grupamento devem-se ao trabalho e dedicação de todos os membros da Segurança Pública, além do apoio do prefeito Sebastião Almeida, que nos dá autonomia para realizar ações e mudanças”, destacou o secretário.

Após a conversa, o Grupamento promoveu uma demonstração das habilidades dos cães e de seus condutores. Na pista foram realizados exercícios de faro, guarda e proteção, agilidade e obediência.

“Nosso trabalho não visa somente o treinamento, mas também a qualidade estética e física dos nossos cães. Cuidamos para que estejam sempre limpos, sem queda de pelos, sem parasitas e com as vacinas em dia. A alimentação é equilibrada e de ótima qualidade. Eles são nossas estrelas, merecem cuidado especial”, destaca a Inspetora Marta.

Os condutores treinam constantemente seus cães nas situações mais adversas possíveis, para que estejam bem preparados quando forem colocados em ação. “Eles são nossa ferramenta de trabalho, considerados uma arma menos que letal. Os treinos são frequentes, pois o condutor responde por qualquer excesso por parte do cão, logo temos de ter certeza que nosso parceiro está bem preparado para agir e executar sua tarefa de forma correta, imobilizando o criminoso, sem exceder-se”, explica o GCM Rost.

Serviço:
O Grupamento Canil da GCM fica na rua das Rosas, s/nº – Vila Tijuco.

 

Via: Prefeitura de Guarulhos