Fórum sobre educação no trânsito recebe inscrições até sexta

96
Foto:Silvio Siqueira/PMG

É possível se inscrever ainda para participar do 1º Fórum Municipal de Educação para o Trânsito e Mobilidade. A atividade, organizada pela Secretaria de Transportes e Trânsito por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), ocorre no próximo dia 26 (sexta-feira), das 8h às 17h30, no Hotel Matiz. O objetivo da ação, que conta até o momento com 160 participantes, é consolidar conceitos e principalmente ações voltadas à circulação segura em vias públicas.

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Para participar, basta acessar o site www.guarulhos.sp.gov.br/portaleventos. A programação completa também está disponível nesse endereço eletrônico. O fórum integra a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa construir e fortalecer uma rede social para a divulgação de assuntos voltados à segurança e novas posturas de movimentação pelos espaços públicos, de modo a garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

“Queremos contar com a participação da população e dos profissionais dos serviços públicos envolvidos na circulação urbana para discutir questões como fatores de risco, modelos de educação e comunicação, implantação de normas e formação e atualização dos diversos agentes ligados à organização do trânsito urbano”, afirma a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Fernanda Mayumi Garcia, que é responsável pela EPT.

O fórum estará dividido em dois eixos. No primeiro, intitulado Saúde Urbana, ocorrerão apresentações do pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), Marcelo Nery, do sociólogo Roberto Victor Pavarino Filho, ligado à Organização Panamericana da Saúde (OPAS), e de representante da Secretaria de Meio Ambiente. Será debatida a influência do sistema de trânsito na qualidade de vida, com destaque para o meio ambiente, e suas consequências na área da saúde ocasionadas pelos acidentes.

O segundo eixo, com o tema Educação para o Trânsito e Mobilidade, servirá para analisar estudos e propostas destinados aos jovens, que são protagonistas e vítimas da maioria dos acidentes de trânsito. Para tanto, haverá palestras do mestre em Sociologia e especialista em Segurança no Trânsito, Eduardo Biavati, que é membro titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além do chefe da 1ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Márcio Pontes, e de representantes das secretarias municipal e estadual de Educação.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito provocam, anualmente, a morte de cerca de 1,3 milhão de pessoas e deixam entre 20 e 50 milhões de feridos em todo o mundo.

Serviço

Local: O Hotel Matiz fica na rua Pedro de Toledo, 1.000 – Taboão (Veja como chegar)

Inscrições: Portal de Eventos do site  www.guarulhos.sp.gov.br