Futebol e basquete adaptados movimentam 3º dia do 14º JAG

61
Imagem Divulgação

O CEU Rosa de França recebeu nesta terça-feira (22), o terceiro dia de atividades do 14ª Jogos Adaptados de Guarulhos (JAG). Durante toda a manhã, os jogos de futebol e basquete adaptados, além de basquete convencional divertiram e exercitaram crianças, jovens e adultos com deficiência física e/ou intelectual.

Para quem não conhece as modalidades adaptadas, no basquete cada equipe pode ter de 4 a 8 jogadores. Os atletas têm três rodadas de três minutos para arremessar a bola ao cesto de três diferentes posições na quadra (lados esquerdo e direito do garrafão e zona de lance livre). A equipe que fizer mais pontos ganha o jogo.

O futebol adaptado segue regras parecidas. Cada equipe pode contar com um mínimo de três, e no máximo cinco atletas que têm três rodadas de três minutos para tentar marcar o maior número de pontos chutando a bola entre as minitraves de 1 metro de largura e 80 centímetros de profundidade, posicionadas em três diferentes locais da quadra.
Todas as atividades contam com acompanhamento de professores capacitados.

Já no basquete convencional são utilizadas as regras oficiais da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), com algumas alterações, entre elas a duração de cada partida que tem quatro tempos de 5 minutos cronometrados, com um minuto de intervalo.

Todas as modalidades do JAG são desenvolvidas e aplicadas pelos professores de Educação Física da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. O objetivo é proporcionar o convívio social e também a prática de exercícios, através da realização de atividades que promovem o desenvolvimento geral dos participantes, e a conseqüente melhora na qualidade de vida.

Via: Prefeitura de Guarulhos