Passei no vestibular, dicas para quem vai começar a graduação

489

Como você vai aproveitar esse primeiro ano de estudos. Está preparado?

Depois de tanto tempo estudando em horários rígidos e com atividades impostas, o estudante do Ensino Médio quando chega a Universidade ganha autonomia num universo muito mais amplo. Saiba que ser calouro não é uma missão fácil, nessa etapa aumenta a importância de tomar a iniciativa para aprender e conhecer pessoas e lugares. É preciso se adaptar à nova rotina, muitas vezes, de trabalho e estudo, aos métodos dos professores, que podem variar entre si, e aos conteúdos programáticos.

De acordo com prof. Ricardo Marafon, vice-reitor da Universidade UNG, “Na Universidade, o aluno assume mais autonomia e responsabilidade. É preciso planejamento, organização das atividades diárias e, acima de tudo, maximizar sua habilidade de aprender. O aluno deve ser proativo e não ficar apenas reagindo aos direcionamentos do professor, pois em poucos anos, enfrentará o mercado de trabalho com sua nova profissão. Dedicar-se a leituras complementares vídeos sobre a rotina da profissão escolhida, de como ser melhor sempre. Esse é o caminho”, afirma.

Pensando nisso, listamos dicas importantíssimas para você se preparar para o primeiro semestre:

Equilíbrio entre estudos e diversão

O primeiro ano normalmente é aquele que você quer aproveitar tudo! Mas vá com calma. Você deve aproveitar, mas não pense que o mundo vai acabar se você deixar de ir a alguma festa. Tenha sempre em mente que o seu foco é estudos e que no final das contas você precisa aproveitar ao máximo esse período. Saiba equilibrar as festas com as demandas dos professores e reserve um tempo para outro tipo de lazer e descanso também.

Conheça a sua Universidade

As universidades possuem milhares de cursos, ambientes de suporte e atividades que muitas vezes desconhecemos. Procure se envolver com os departamentos acadêmicos, times de esporte, atividades da biblioteca, empresas e cursos extras. Com certeza, além de fazer amigos você irá aprender muito. Além disso, manter-se conectado com alguma atividade da faculdade faz com que você crie um vínculo produtivo e positivo com os estudos.

Descubra seus interesses

O primeiro ano sempre será pautado em matérias básicas e nem sempre conseguimos pensar qual área e carreira seguir. Mas se puder te dar um conselho valioso – Comece desde já a organizar seu currículo. Pensar sobre seus interesses, buscar cursos complementares, trocar ideias com os professores fará com que você construa um CV desde o seu primeiro ano, isso fará com que você obtenha grande vantagem quando começar a procurar uma oportunidade de emprego.

Aprenda a estudar

Estudar para provas e fazer pesquisas na faculdade é diferente de como você fazia na escola. Nesse estágio será exigido de você muito mais reflexão sobre o conteúdo. Cópias, plágios, pesquisas superficiais não serão aceitas. É importante que você deixe a preguiça de lado e dedique-se a leitura. Descubra o seu estilo de aprendizagem, isso ajudará a você não perder o foco nos objetivos.

Descubra qual o seu grupo

A faculdade normalmente demanda uma série de trabalhos em grupos. Criar um bom grupo de trabalho onde haja identidade é muito importante. O grupo pode ser o mesmo que você costuma se divertir, mas não necessariamente. Nessas horas mais vale a responsabilidade de buscar bons resultados.

Organize-se

Você vai se assustar com o volume de livros, textos e materiais que são compartilhados e solicitados. Sejam eles arquivos digitais ou impressos, xerox ou livros, é importante que você mantenha tudo organizado. Na universidade o texto do primeiro semestre pode ser útil no último. O trabalho de uma maneira pode ser usado como base para outra matéria.

Não deixe o TCC para última hora

Não deixe para pensar no TCC no último segundo. Muita gente começa a pensar nisso na última hora e acaba escolhendo um tema por impulso. A melhor coisa é ir pensando no seu trabalho final ao longo do curso, procure conversar com professores, ler trabalhos disponíveis na biblioteca, assistir a bancas avaliadoras, isso ajudará você a amadurecer sua ideia e fazer um TCC realmente estimulante.