Saúde realiza Seminário de Práticas Integrativas e Complementares

106
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Especialistas em terapias suplementares estarão reunidos no Adamastor Centro (av. Monteiro Lobato, 724 – Macedo) na próxima terça-feira (19) para participar do 2º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares, que será realizado das 8 às 16 horas. Promovido pela Secretaria de Saúde, o evento tem por objetivo adotar e fortalecer essas abordagens médico-terapêuticas no âmbito do SUS.

Voltado para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais trabalhadores da área com interesse no tema, o Seminário pretende sensibilizar os participantes com os eixos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Portaria 971 de 03/05/2006).

Compõem esses eixos: a homeopatia, a medicina tradicional chinesa – acupuntura, a antroposofia em saúde (abordagem médico-terapêutica que busca a integralidade do cuidado em saúde), as plantas medicinais e a fitoterapia e termalismo crenoterapia (tratamento pelas águas minerais).

Programação

A abertura do Seminário está prevista para acontecer às 9 horas, logo após o credenciamento dos participantes e do coffee break. A primeira palestra do dia será ministrada pelo médico pediatra e clínico geral Ricardo Ghelman, coordenador do Núcleo de Medicina Antroposófica e secretário do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Unifesp.

Das 9h30 às 12 horas, o médico irá abordar o tema: “Antroposofia e sua relação com as plantas medicinais: medicina complementar e integrativa ocidental de origem humanista”. Na parte da tarde, das 14 às 15h30, será a vez da biomédica, Linete Haraguchi, especialista em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia, que irá falar sobre “Estratégia de Qualificação de Profissionais de Saúde em Plantas Medicinais e Fitoterapia no SUS (curso plantas medicinais)”.

Em sua palestra, Haraguchi irá apresentar um relato das experiências bem-sucedidas do município de São Paulo na capacitação dos profissionais de saúde para a implantação das Práticas Integrativas e Complementares (plantas medicinais e fitoterapia) na capital e em outras cidades.

Ainda integra a programação do Seminário um chá da tarde especial, no qual a farmacêutica com especialização em homeopatia pela USP (Universidade de São Paulo), Luciana Nogueira, irá falar da importância dos chás na terapia integrativa, desde sua escolha, propriedades, preparo até o consumo. O evento também contará com a participação do Centro de Terapias Naturais, que levará o educador físico Davi Palma para apresentar a prática corporal Tchi Kun, da medicina tradicional chinesa.

Serviço

  • Data: 19 de novembro de 2013
  • Horário:  das 8 às 16 horas
  • Local:  Adamastor Centro (Veja o endereço)

Via: Prefeitura de Guarulhos