Curso prepara servidores públicos para a ação “Trilha Acessível”

31
Imagem Divulgação

Guarulhos é pioneira em diversas ações voltadas para pessoas com deficiência, tendo como mote a inclusão social para uma cidade mais acolhedora. Diante disso, a Coordenadoria das Pessoas com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida (PcD), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, prepara o projeto denominado “Trilha Acessível”.

A ação visa a incluir socialmente pessoas com deficiências em diferentes espaços públicos da cidade, além de sensibilizar o servidor público para atender a todos os munícipes sem distinção.

Na primeira parte do projeto, será ministrado um curso para os servidores da Secretaria do Meio Ambiente sobre atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os funcionários preparados, que acompanharão os trilheiros pelos destinos traçados, vão contar um pouco da história do local visitado, tipo de vegetação presente, entre outras curiosidades. Também está sendo ensinado Libras para atender a comunidade com deficiência auditiva.

O primeiro destino da Trilha Acessível será o Bosque Maia. O trajeto será curto e compreenderá o caminho da entrada do parque até a gruta, com leve inclinação e  possibilidade de paradas para água e interação. “Percebemos que as pessoas com deficiência não participavam de uma série de atividades que o CEA (Centro de Educação Ambiental) propunha e ficavam na região da tenda do Bosque Maia totalmente ociosos. Foi aí que entramos em contato com a coordenadoria para desenvolvermos este importante trabalho”, explica Jussara Cavalcante, servidora pública do CEA e uma das responsáveis pela ação.

Para que o caminho seja feito com segurança, uma parte do piso do parque será trocado para que tenha menos imperfeições, além disso, um guarda-corpo será colocado junto a uma faixa de piso tátil para pessoas com deficiência visual. Além disso, os novos trilheiros contarão com o  apoio dos servidores para guiá-los na locomoção, se necessário.
Para participar dos cursos de preparação, basta ser servidor público ou estagiário da Secretaria do Meio Ambiente e se inscrever no CEA, que fica no Bosque Maia.

Já os interessados em participar da Trilha Acessível deverão aguardar a data de início do programa, que tem previsão para junho, sempre aos sábados pela manhã.

Via: Prefeitura de Guarulhos