Conservatório abre inscrições hoje para Curso Livre de Música

65
Foto:Márcio Lino/PMG

A Secretaria de Cultura, por meio do Conservatório Municipal de Arte, abre inscrições a partir desta quinta-feira, dia 23, e que se estenderá até 15 de outubro, para o processo seletivo do Curso Livre de Música, ano letivo 2011. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), são oferecidas 300 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 10.

O Curso Livre de Música tem por objetivo disponibilizar formação musical de qualidade à população. Durante o curso serão ministradas aulas teóricas, que abordarão teoria musical, percepção musical, técnica instrumental, história da música, harmonia e contraponto; e aulas práticas de instrumentos como clarinete, flauta, viola caipira, viola de arco, violão, violino, violoncelo, piano, percussão, saxofone, trompete, trombone de vara e contrabaixo acústico, além de canto.

As inscrições serão realizadas pela internet, por meio do site www.ibfc.org.br, no link Prefeitura de Guarulhos – Departamento do Conservatório Municipal de
Arte. O candidato deverá acessar o edital de processo seletivo, preencher o formulário, enviar os dados e imprimir o boleto bancário para pagamento.

Candidatos que necessitem de isenção da taxa de inscrição devem requerer o benefício até o dia  27 de setembro no respectivo link. Já os portadores de deficiência, que necessitarem de condições especiais para realização dos testes devem indicá-las no ato da inscrição, preencher um formulário específico (o anexo II do edital) e encaminhar laudo médico ao Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

O curso, que será dividido em módulos, terá as vagas preenchidas conforme a faixa etária: 100 vagas para estudantes de 10 a 13 anos, 75 para adolescentes de 14 a 17 anos, 75  para alunos de 18 a 24 anos, e outras 50 vagas para pessoas acima de 25 anos.

Processo seletivo

Todos os candidatos passarão por um teste auditivo, com 30 questões que deverão ser respondidas em uma hora. Os candidatos com 14 anos ou mais farão também uma prova objetiva de conhecimentos específicos, com duração de 1h30 e 20 questões, formuladas com base na Teoria Elementar da Música Lacerda (pauta musical, claves, escalas, figuras rítmicas, linhas suplementares, ligadura, pausas e fórmulas de compasso).

A data para aplicação das provas será divulgada no dia 19 de novembro pelos sites www.ibfc.org.brwww.guarulhos.sp.gov.br. Mais informações também  podem ser obtidas nos sites do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, ou da Prefeitura de Guarulhos, ou ainda no Diário Oficial do Município, publicado no dia 17 de setembro (páginas 15, 16 e 17).

FONTE: PMG