Confira o que rolou na palestra sobre Formas cirúrgicas de conter a obesidade no HCC

129

Imagem Divulgação
Gastro´s e Hospital Carlos Chagas oferecem informações gratuitas 

O Hospital Carlos Chagas (HCC) sediou na noite desta terça-feira ( 18/09/2012) a palestra Obesidade e Síndrome Metabólica, promovida por profissionais da entidade e da Clínica Gastro´s , no Espaço Médico do HCC. Participaram pessoas dispostas a conhecer formar cirúrgicas e ambulatoriais de conter a obesidade.

O médico Gustavo Pilotto informou que a obesidade pode promover inúmeras comorbidades tais como diabetes, doenças vasculares, cardíacas, além de ocasionar alguns tipos de câncer. As cirurgias podem ser indicadas para pessoas que possuam um Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 40 ou acima de 35, que apresentem algumas comorbidades.

Segundo Pilotto, o paciente interessado em perder peso pode se utilizar do Balão Gástrico, instalado a partir de um procedimento ambulatorial. Parte do estômago fica tomada, o paciente ingere pouco alimento. Existem ainda as formas cirúrgicas de tratamento que são as restritivas absortivas : Sleeve e Banda Gástrica; as disabsortivas : Scopinaro e Duodenal Swith e a mista Fobi Capella, a mais comum na atualidade .

A nutricionista Luciana Matos explicou que a obesidade é uma doença crônica e multifatorial marcada pelo acúmulo de peso, promovida pelo estilo de vida sedentário e consumo de alimentos de baixo valor nutricional e alto valor calórico, ricos em gordura trans e açúcar.

A profissional reforçou a importância de seguir a dieta nos momentos que antecedem a cirurgia , assim como os cuidados pós cirúrgicos, numa dieta que vai desde a ingestão de líquidos, até o retorno aos alimentos sólidos de forma gradual e segura.

O psicólogo Paulo Afonso abordou aspectos emocionais da obesidade lembrando que a doença pode ser consequência de ansiedades, angústias e depressões, reiterando que há necessidade de se tratar as causas para que se tenha maior aproveitamento dos procedimentos cirúrgicos. A fisioterapia do movimento ficou por conta de Bruna de Lima Souza. Ela justificou que em muitos casos o o obeso é sedentário e adota posturas viciosas, que devem ser corrigidas após a cirurgia.

A palestra é oferecida mensalmente pelas equipes do Hospital Carlos Chagas e Clínica Gastro´s , no Espaço Médico do HCC. As inscrições gratuitas para o encontro de 23 de outubro podem ser feitas pelo telefone (11) 2468-8970.