Dia da Saúde – Pele jovem e saudável com Vitamina A e D em cosméticos

369
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Pele jovem e saudável com as Vitaminas A e D

No dia Nacional da Saúde, comemorado em 05 de Agosto, a Buona Vita destaca a ação inovadora de ativos cosméticos que simulam os efeitos das Vitaminas A e D para a saúde e rejuvenescimento da pele

Envelhecer é um processo natural e inevitável, disso todos sabem. Mas o que nem todos sabem é que o mercado de cosméticos está trazendo uma inovação para a saúde e rejuvenescimento de peles maduras, com ativos que simulam os efeitos das Vitaminas A e D no organismo, e o melhor, sem os seus possíveis efeitos nocivos.

As peles maduras sofrem com a carência de minerais e vitaminas, menor nutrição e oxigenação, perda de colágeno, redução na função protetora, reparativa, espessura e qualidade da barreira cutânea, resultando em desidratação, manchas, perda na função imunológica e produção sebácea e em menor reposição do fator de hidratação natural da pele.

A Vitamina A, também conhecida por Ácido Retinoico, que possui alto poder antioxidante, é bastante requisitada em vários tratamentos estéticos, como de combate às rugas, acne e estrias, bem como para melhorar a textura, luminosidade e restaurar a firmeza de peles maduras. E agora seus benefícios já podem ser obtidos por meio do ativo Revinage, com a vantagem de que ele não apresenta os efeitos colaterais dos retinoides: capacidade de produzir malformações congênitas, irritação e fotossensibilização, indução da resposta imunológica e inflamatória tardia, expressão de fatores oncogênicos e envelhecimento intrínseco, aumento da sensibilidade da pele aos raios solares e ao uso de cosméticos.

Sendo considerado o verdadeiro retinoide like, por promover na pele as mesmas ações benéficas da Vitamina A, o Revinage, ou Vitamina A Like, como também é conhecido, tem ação comprovada no clareamento de manchas, estímulo à renovação celular, redução da oleosidade, ação pró-colágeno e antiaging, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e de proteção à integridade do DNA. De origem vegetal, o ativo é extraído do Picão Preto (Bidens pilosa) e, entre suas vantagens, não apresenta potencial alergênico, é não mutagênico e não fototóxico e tem boa compatibilidade cosmética.

Quanto à Vitamina D, recentes descobertas indicam que ela está associada ao bom funcionamento de todo o organismo, inclusive à beleza e saúde da pele, sendo de extrema importância para as funções celulares, oferecendo proteção inclusive contra agressões de agentes como poluição, tabagismo, baixa umidade do ar, entre outros. Mas, de acordo com dados do Grupo de Doenças Osteometabólicas da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, cerca de 80% dos brasileiros acima dos 50 anos apresentam deficiência dessa Vitamina, o que aumenta a necessidade de reposição.

A exposição solar diária ajuda na sintetização desse nutriente, no entanto, uma alternativa mais segura, efetiva e natural e que representa um avanço na cosmetologia, é o uso de cosméticos com ativos que simulem os efeitos dessa vitamina para a pele, como é o caso da Vitamina D Like (Vederine), que foi a ganhadora do Prêmio de Ouro como ativo mais inovador durante a In Cosmetics Asia, em novembro de 2012.

“Esse ativo age de maneira similar à Vitamina D, estimulando as mesmas ações, entre elas a de controlar os fatores de crescimento, agir na diferenciação e proteção celular, além de papel imunológico. Por isso também é indicada para peles fotossensíveis e muito claras, que possuem menor resistência aos raios de sol, bem como para fototipos mais altos que, devido ao maior índice de melanina, costumam ter menos facilidade de sintetizar a Vitamina D”, explica Isabel Luiza Piatti, diretora intercontinental de treinamentos, pesquisa e desenvolvimento de produtos da Buona Vita Cosméticos.

Tudo isso tem feito com que tanto a Vitamina D Like (Vederine) quanto a Vitamina A Like (Revinage) venham despontando como grandes novidades no mercado cosmético de combate aos sinais do envelhecimento, já que estudos mostram que a pele envelhecida tende a ter esses sinais revertidos pela aplicação tópica de doses adequadas dessas vitaminas.