Deo Lopes na Casa dos Cordéis. Participe!

391
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Concerto “Contador de Canções”

Compositor e cantor, Déo Lopes nasceu em Santo Antonio da Alegria, vive em Ilhabela, mas passou por vários cantos do país até chegar na Mantiqueira e ser considerado por gente daqui um dos melhores compositores do Vale do Paraíba. Déo Lopes, compõe e canta suas canções desde menino. Canções que falam do amor, da natureza e que expressam seus anseios e suas esperanças!

‘Contador de Canções’ é seu novo concerto, onde aparece sozinho ao violão, cantando suas canções da maneira em que elas foram compostas, onde ele fala um pouco da história de cada canção: Da Ecologia, do pensamento, do Sentimento, do Amor das Amizades…Uma reflexão sobre seu trabalho como compositor, como letrista, sua maneira de ver o mundo de entender os relacionamentos através da poesia. O show/concerto tem a direção do violonista e professor Marcos Cuca.

Trajetória:

Trinta anos de cantoria, trinta anos de composições registradas em discos : Lps e Cds, em programas de Tv, trinta anos de concertos pelo Brasil, trinta anos de regionalidades, trinta anos de aprendizado da história do cancioneiro popular. Deo Lopes começou, profissionalmente em 1980, no Teatro Lira Paulistana, Fulô da Laranjeira, Teatro Tuquinha, Centro Cultural de São Paulo, Sesc Pompéia em São Paulo. Viajou pelo Brasil, durante estes trinta anos, estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul, da Bahia, de Goiás, e claro, por onde começou, o estado de São Paulo.! Buscando em suas composições o que sempre acreditou, seus anseios, suas crenças, seu pensamento sobre a ecologia e o meio ambiente, sobre sentimento do amor, no sentido do entendimento, do encontro e do desencontro. Deo Lopes gravou cinco Lps e três Cds solos além de mais três Cds com o grupo Trem da Viração, participou de vários trabalhos em discos de parceiros e amigos, Produziu concertos e discos de outros artistas, participou da criação de muitos projetos de ação cultural em São Paulo, na Bahia, Minas Gerais, São José dos Campos/Monteiro Lobato.

Deo Lopes mudou-se para o Vale do Paraíba em 1994 e daí para cá não mais parou de criar e desenvolver projetos culturais, não só na área da música, mas também na ação cultural de outras áreas da cultura e da arte. Em 1998, criou juntamente com outros parceiros, o Trem da Viração, um grupo de musica regional brasileira , que modificou um tanto , o conceito da música regional em nossa atualidade, com 12 anos de existência, o grupo se apresentou aproximadamente para 500 mil pessoas em várias partes do Brasil, gravou três cds e participou de muitos programas de televisão, quando teve a oportunidade de mostrar a música da região do Vale do Paraíba e de outras regiões do Brasil. Participou de vários documentários e influenciou outros grupos a começarem a desenvolver seus trabalhos e iniciarem suas carreiras, é tema pedagógico para várias escolas do ensino básico e fundamental e universidades da região.

Discografia:

1980 – LP – VOAR
1982 – LP – CANTICORDA (parceria com o violonista argentino JUAN FALÚ
1984 – LP – CERTOS CAMINHOS,grav. em São Paulo
1988 – LP – RELAÇÃO NATURAL,gravado em Belo Horizonte.
1993 – LP – NOITE CHEIA DE ESTRELAS, grav. em São Paulo
1998 – LP/CD – TESOUROS DA TERRA, grav. em São Paulo
2004 – CD – LEVANTA POEIRA com a Banda: TREM DA VIRAÇÃO- Grav. no Rio de Janeiro
2008 – CD – CHEGA JUNTO com a Banda: TREM DA VIRAÇÃO grav. em São José dos Campos.

Durante os anos de 1980 a 1994, Deo Lopes viajou por quase todo o Brasil, Est. Minas Gerais, Est. São Paulo, Estado da Bahia, Est.do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Goiás, etc.. levando seu trabalho, suas composições e e aprendendo com muitos bons músicos de todas essas regiões.

1998 – Fundou juntamente com outros músicos a Banda Trem da Viração, de música regional brasileira que tem 11 anos e percorre diversas cidades do nosso país, participaram de vários programas de TV como: “SENHOR BRASIL” da TV Cultura, entre outros programas regionais, realizam também, apresentações pelos Sesc, Prefeituras, Fundações Culturais, etc… site: www.tremdaviracao.com.br www.myspace.com/deolopes

2003 – Montou e produziu com Marcio Oliveira o concerto: ATAULFO ALVES EM CONCERTO.

2004 – Concerto: ABAIXO DO SOL, com o violonista Marcio Oliveira e o sanfoneiro Cauique Bonsucesso

2007 – Concerto: NOITE CHEIA DE ESTRELAS, violonista Marcio Oliveira.

2007 – Com a banda Trem da Viração, participou em parceria com o Sesc de SJCampos, do espetáculo: 70 ANOS SEM NOEL ROSA.

2009 – Surgiu o Projeto: CONTADOR DE CANÇÕES – Concerto Musical Solo, onde Deo Lopes, conta e canta suas composições inéditas com a Direção de Marcos Cuca e já vem realizando diversas apresentações. Desenvolve e apresenta o concerto, O SAMBEIRO, com 20 sambas autorais, onde fala dos lugares, das pessoas, dos amores, dos desamores, dos anseios, da ecologia e do meio ambiente.

Em 1988 – fez a produção executiva do disco de uma compositora paulistana, IRIS TOMPSON DE CARVALHO , ‘O AMANHÃ SERÁ MELHOR’ com a participação de vários ícones da música Brasileira, Gilberto Gil, Ná Ozzeti, Luis Melodia, Moraes Moreira, Almir Sater, ZÉ GOMES, Agnaldo Rayol, Pixú,Paulinho Calazans , além de produzir participou como intérprete, cantando duas canções de D. Íris, hoje masterizado publicado em cd Além de fazer música propriamente dita, Deo criou vários projetos para o fomento da música regional.

1994 – Projeto Gavião Maneiro, no bairro dos Freitas em São Jose do Campos, onde recebeu vários músicos, como Walter Franco, Renato Teixeira, Paulinho Pedrazul, Pereira da Viola, João Ba, Dercio Marques entre outros… Alem de cursos para Violão, Tachi chuan, dança, capoeira ,etc…

1998 – Deu início ao projeto Beira do Riacho em Monteiro Lobato trazendo novos alternativos músicos de todo o Brasil e dando incentivo aos músicos da região do Vale do Paraíba.

1999 – Projeto Sibipiruna em Monteiro Lobato, com o mesmo perfil do GAVIÃO MANEIRO.

2007 – Criou juntamente com a companheira Bete Bino, o Projeto Movimento da Terra com duração de 2 anos. Proporcionando oficinas para Cerâmica, Capoeira, música e Cinema gratuitamente para a comunidade local, cujas atividades perduram e acontecem semanalmente, já repassadas para a comunidade caminhar independente do projeto.

Serviço

  • Data: 26/04/2014 (SÁBADO)
  • Horário: às 20H
  • Local: Casa dos Cordéis (Veja o endereço)
  • Valor: entrada 15,00