Workshop e espetáculo leva ao público a cultura popular de Patativa do Assaré

26
Google Imagens

Neste domingo (24) o Adamastor Centro recebe o workshop “Vivenciando a Poesia de Patativa” e o espetáculo infanto-juvenil Quixote Caboclo,com a Cia. da Tribo, duas atrações que têm em comum a cultura popular de um dos maiores poetas nacionais,  Patativa do Assaré. A entrada para ambos é gratuita, com inscrição prévia para o workshop através do e-mail gestão.teatros.guarulhos@gmail.com.

O objetivo do workshop é proporcionar aos participantes um contato prazeroso com o universo poético. Levando-os a conversar, explorar sonoridades,  desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas e perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, adquirindo conhecimentos da linguagem escrita e do mundo. A idade mínima para participação é de 16 anos.

Já para assistir ao espetáculo Quixote Caboclo basta retirar um ingresso na bilheteria do local, meia hora antes da exibição. Classificação: livre. A montagem,  contemplada com o Prêmio PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Estado de São Paulo, foi inspirada nos poemas de Patativa do Assaré e usa linguagens do teatro popular, teatro de animação e danças tradicionais para contar a história de um caboclo que após aprisionar um pássaro espera que ele volte a cantar. O texto e a direção são de Milene Perez e Wanderley Piras. Duração: 50 minutos.

A peça leva ao palco um apanhado da obra de um dos mais importantes representantes da cultura popular brasileira, o poeta e cantador Patativa do Assaré. Com teatro de bonecos (mamulengos e sombra), cordel, dança popular e trilha sonora especialmente composta para a montagem, o grupo conta e canta a  vida do caboclo.

Serviço

  • Local: Adamastor Centro (Veja como chegar)
  • Data: 24/10/2010
  • Horários:
    Workshop “Vivenciando a Poesia de Patativa” – 11h
    Espetáculo “Quixote Caboclo” – 16h
  • Inscrições para o Workshop: enviadas para o e-mail gestão.teatros.guarulhos@gmail.com
  • Ingressos para o espetáculo: retirar na bilheteria do local, meia hora antes da exibição