Sesi apresenta exposição fotográfica Viva São Benedito: Congadas

107
Imagem Divulgação

De 1º a 15 de agosto, o público da unidade poderá conferir mostra gratuita sobre a folclórica e tradicional congada. A entrada é franca.

A exposição Viva São Benedito: Congadas é composta por 12 fotos coloridas do fotógrafo José Antônio Teixeira sobre uma das mais conhecidas manifestações da cultura popular brasileira. A mostra estará aberta à visitação gratuita de 1º a 15 de agosto, no SESI Guarulhos.

As tradicionais congadas conjugam fé, devoção, festa e dança. Realizadas sempre em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, contam com a participação constante de descendentes de escravos.

O sagrado e o profano se irmanam nas congadas, trazendo a lembrança ancestral do embate entre dois reis – o de Portugal, dominador, e o Rei Congo, representante da África. É defronte ao santuário de São Benedito, santo negro da tradição católica, que os congos e conguinhos dançam e encenam seu texto, falando de reis, rainhas, fidalgos e embaixadores.

As vestimentas também registram muito da trajetória dos negros do Brasil, já que antes da abolição os senhores de escravos vestiam os congos, em pagamento a promessas ou por ostentação, com roupas de seda, jóias das sinhás e outros adereços. Nos conguinhos, nos quais os mais velhos acreditavam estar a continuidade da tradição, se dá a participação das crianças, que dançam geralmente como pagamento de promessas.

Sobre o fotógrafo

Natural de Lins, José Antonio Teixeira está radicado na capital paulista desde 1980. Além de realizar pesquisas como autodidata, aperfeiçoou-se como fotógrafo por intermédio de cursos e oficinas que abordavam paisagens, fotojornalismo, retrato e história da fotografia.

É fotógrafo da divisão de imprensa da Assembléia Legislativa de São Paulo, além de atuar como free-lancer para publicações e assessorias de imprensa. Já realizou exposições com fotos da Bolívia, Peru, Argentina e Cuba.

Ao pesquisar as religiões e o folclore, percorreu inúmeras cidades nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, registrando as congadas.

Seus trabalhos são publicados em revistas especializadas e encontram-se expostos no acervo artístico da Assembléia.

Serviço

Exposição Fotográfica Viva São Benedito: Congadas

  • Data: de 01 a 15 de agosto de 2012
  • Horário: das 9h00 às 18h00; sábado, domingo e feriado, das 10h00 às 17h00
  • Local: SESI Guarulhos (Veja o endereço)
  • Informações: (11) 2404-3133
  • Valor: Entrada franca