Prefeitura encerra hoje as inscrições para o 3º Festival Gastronômico

694

Hoje (4/11) é o prazo limite para os interessados em participar do 3º Festival Gastronômico de Guarulhos. O prazo original, que expiraria neste dia 30, foi prorrogado pela Prefeitura para que mais estabelecimentos consigam se inscrever e participar deste que é o maior festival do gênero da cidade.

Este ano, o Festival Gastronômico, que acontece na próxima semana (de 7 a 11 de novembro), passou por algumas mudanças. A começar pelo tema “sabores da vida mais saudável”, que é um apelo aos estabelecimentos (bares, lanchonetes, restaurantes, cafés, entre outros que oferecem comida preparada) para proporcionar aos seus clientes a experiência de uma alimentação mais rica em nutrientes, estimular a ofertas de alimentos saudáveis, garantindo ao público cardápio variado, com a inclusão de novos sabores e comidas ainda mais elaboradas, mas com baixo teor de gorduras trans, opções sem glúten, livres da proteína do leite e lactose, vegetariana e vegana.

Outra mudança marcante está na locação de espaços públicos para a realização do evento. Diferentemente das edições anteriores, o evento sairá das praças públicas e ruas para ser realizado quase que exclusivamente nos salões dos próprios estabelecimentos que comercializam alimentos preparados, à exceção do dia 11. Nesse dia, haverá uma mostra; ou seja, o Festival será ampliado para o Parque Fracalanza, onde haverá demonstração de preparo e oficinas com a oferta de degustação gratuita aos inscritos nas oficinas.

Em 2016, os estabelecimentos poderão escolher se irão comercializar um prato, uma comidinha ou sobremesa “mais saudável”. Já nos restaurantes a quilo o estabelecimento deverá apontar os alimentos que estão aderentes à proposta do Festival; ou seja, que amplie o conceito de comida como alimento para o corpo e para o bem-estar e procure estimular uma alimentação variada, prazerosa, mas com saúde, sabedoria e que sacie de fato o apetite.

Programação

Os interessados em participar do Festival deverão preencher inscrição no Detur da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, à avenida Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva, ou por telefone, nos números (11) 2475-7926, (11) 2475-7949 (em ambos os casos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h). Há também a possibilidade de solicitar o formulário via e-mail (turismo@guarulhos.sp.gov.br).

A abertura do evento será no escritório regional do Sebrae Guarulhos (Av. Salgado Filho, 1.810, Centro), às 14 horas, com o seminário Tendências Food Service: Nova York – São Paulo. Haverá duas palestras e um talk show com empresários para reforçar a idéia embutida no tema do 3º Festival Gastronômico de Guarulhos e a importância da orientação correta para aqueles que desejam se tornar empreendedores ou mesmo para os que já estão disputando seu espaço no mercado e desejam que suas marcas se sobressaiam. Os interessados na palestra de abertura devem se inscrever pelo telefone (11) 2475-6600 e 0800 570 0800.

Programação do Sebrae:

Seminário Tendências Food Service: Nova York – São Paulo

  • 14:00 | Recepção e boas-vindas;
  • 15:00 | Palestra: Cenários e Tendências para Alimentação Fora do Lar – Sebrae-SP;
  • 16:00 | Talk Show com Empresários – Desafios do Abastecimento de Alimentos Saudáveis;
  • 17:00 | Palestra: Tendência de Consumo de Alimentos Orgânicos;
  • 18:30 | Encerramento.
  • Local: Sebrae-SP – Escritório Regional de Guarulhos
  • Av. Salgado Filho, 1810 – Guarulhos -SP

Multiplicadores

Responsável pela organização do evento, o Detur promoverá oficinas sobre elaboração e manuseio de alimentos de forma saudável, em parceria com os estabelecimentos inscritos, no dia 11 de novembro, das 9h30 às 16h. As oficinas visam a divulgação das formas de preparo de alimentos mais saudáveis a seus clientes e os produtos poderão ser oferecidos ao público gratuitamente como forma de apreciação do prato, comidinha ou sobremesa. Os seis primeiros comércios inscritos que solicitarem participação nas oficinas terão preferência.

Os participantes do Festival poderão promover oficinas livres e gratuitas com demonstrações das técnicas de preparo. A condição para isso é a de que utilizem e preservem as características naturais dos alimentos. Além disso, os pratos deverão ser pré-elaborados em condições sanitárias adequadas e finalizados no próprio local do evento. Ao término do Festival, os estabelecimentos deverão separar os resíduos secos e orgânicos resultados do evento, em parceria com a Prefeitura – ou seja, ser exemplar na aplicação do Plano diretor de Resíduos sólidos.

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial publicado em 7/10/2016 (http://www.guarulhos.sp.gov.br//uploads/pdf/381071719.pdf à página 67).