Passeio escolar ao Horto Florestal está com inscrições abertas

125
Imagem Divulgação

O Horto Florestal de Guarulhos acaba de abrir inscrições para passeio escolar gratuito voltado para o público infanto-juvenil.

Trata-se do programa de educação ambiental Horto Escola, criado em 2011 pela Secretaria de Meio Ambiente. A iniciativa oferece passeio monitorado com oficinas de arborização, palestras, plantio de árvores e jogos educativos.

A atividade começa com uma palestra na sala de vídeo. Depois, as crianças colocam a mão na terra para aprender como se inicia o processo de germinação das sementes, que são plantadas nas bandejas. Posteriormente, elas retiram as mudas dos tubetes – pequenos tubos cilíndricos onde ficam as mudas – e transportam para embalagens plásticas com terra adubada, que são levadas para a estufa. Na segunda fase da oficina, as mudas de árvores cujas raízes já se desenvolveram são plantadas pelos alunos em berços ao ar livre, onde elas se adaptarão às variações de temperatura, ao sol e à chuva, para depois chegarem às praças e jardins da cidade.

Os jogos educativos também fazem parte do roteiro de atividades. As principais atrações são: o dominó gigante, com perguntas e respostas, o quebra-cabeças de madeira e o jogo-da-velha. No encerramento acontece um piquenique dentro da minifloresta, que tem área de estar com mesas e bancos. O Horto Escola faz parte do Programa Ilhas Verdes (PIV) e tem a finalidade de conscientizar o público infanto-juvenil sobre a importância da arborização para reduzir o número de depredações de mudas nas áreas urbanas.

PIV
O Ilhas Verdes foi criado com a finalidade de reduzir o excesso de calor por meio da arborização, e transformou-se em política pública de combate ao aquecimento global. Após três anos e meio da implantação do programa, Guarulhos ganhou aproximadamente 80 mil árvores. Só nos últimos dois meses foram plantadas 2,5 mil mudas. A iniciativa foi reconhecida como exemplo de política pública de combate ao aquecimento global pela Unesco, que publicou um artigo sobre o programa em sua revista internacional veiculada na América Latina, na Espanha e no Chile.

Horto Florestal
O Horto Florestal de Guarulhos é uma reserva de aproximadamente 300 mil metros quadrados, criada em 1981 e aberta para visitação monitorada em 2000. O parque é composto por duas partes. A primeira tem aproximadamente 200 mil metros quadrados de mata nativa e é denominada Unidade de Conservação Burle Marx. No local, pesquisadores e estudantes observam a presença de pássaros e pequenos animais de vida livre e registram a biodiversidade local.

entro da mata tem uma pista de caminhada com cerca de 1.200 metros de extensão, onde acontece a trilha monitorada mediante agendamento. A segunda parte do Horto tem aproximadamente 100 mil metros quadrados e abriga uma estufa, viveiros, local para cultivo de sementes, horta, sete pequenos lagos artificiais usados para regar as mudas, galpão para armazenamento de terra seca adubada, centro administrativo e Centro de Educação Ambiental. Mais de 10 mil mudas de árvores estão prontas para serem utilizadas nas praças e canteiros da cidade.

 Serviço

  • Data: Todas as terças, quartas e quintas-feiras.
  • Horário: Das 9h às 11h30h e das 14h às 16h30.
  • Local: Horto Florestal  (veja o endereço)
  • Valor: Gratuito

Informações: O agendamento pode ser feito pelos telefones (11) 2436-9732 e 2436-1329 ou pelo e-mail hortoescola.piv@gmail.com .