Orquestra de câmara da Alemanha se apresenta em Guarulhos

111
Imagem Divulgação

O projeto Concertos Internacionais, que exibe o que tem de melhor no cenário musical dentro e fora do país, traz para Guarulhos a Malher Chamber Orchestra, uma das principais orquestras de câmara da Alemanha. A regência será de Andrés Orozco-Estrada e o solo de  Konstantin Pfiz (violoncelo). A apresentação será no dia 17 deste mês, às 20h30, no Teatro Adamastor Centro. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do local, com uma hora de antecedência.

A iniciativa, que faz parte das comemorações dos 450 anos de Guarulhos, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Art’Invest, empresa especializada na realização e produção de concertos de música erudita e instrumental.

O projeto já trouxe para a cidade a Tallinn Chamber Oschestra, da Estônia; a Capella Bydgostiensis, da Polônia; a Budapest Chamber Symphony, da Hungria; a New Orleans Jazz Orquestra, dos Estados Unidos; e a Deutsches Kammerorchester, da Alemanha. E, para encerrar a programação do ano com chave de ouro, no dia 8 de dezembro (data oficial dos 450 anos da cidade), haverá exibição da New Classic Ensemble Vienna, no Teatro Padre Bento.

Conheça melhor o grupo

Com uma excelente qualidade musical, a Mahler Chamber Orchestra (MCO) é um dos mais conceituados grupos de câmara da atualidade. Sediada em North Rhine-Westphalia, desde maio de 2009, a orquestra foi criada por Cláudio Abbado, em 1997.

É composta por cerca de 40 músicos de 20 países diferentes e tem como regente principal Daniel Harding. A orquestra já gravou 14 CDs, incluindo óperas com Cláudio Abbado e Daniel Harding, vencedor do Grammy pela gravação, ao vivo, dosConcertos para Piano, de Beethoven.

Só nesta temporada 2009/2010, a turnê percorre mais de 31 cidades de nove países, com a presença de nomes como Hengelbrock Thomas, George Benjamin, Kent Nagano, Ton Koopman e Esa-Pekka Salonen,  além dos solistas Waltraud Meier, Renaud Capuçon, Janine Jansen, Steven Isserlis e Fazil Say.

Programa

Joseph Haydn (1732-1809)

Concerto para Violoncelo nº 1 em Dó Maior

Moderato
Adagio
Allegro molto

Solista: Konstantin Pfiz

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 –1791)

Sinfonia nº 40 em Sol Menor KV 550

Molto Allegro

Andante
Menuetto – Allegretto

Allegro assai

Serviço

  • Local: Teatro Adamastor Centro (Veja como chegar)
  • Data: 17/11/2010
  • Horário: às 20h30
  • Entrada gratuita
  • Ingressos distribuídos uma hora antes do início do concerto