“O Cortiço” é tema do projeto Roda de Leitura de julho

22
Google Imagens

Em julho, o projeto Roda de Leitura, que promove discussões em torno de obras indicadas para o vestibular da Fuvest, abordará o clássico “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. Os encontros serão nos dias 17 e 24 deste mês (sábados), das 10 às 12 horas, na Biblioteca Orobó Mikail.

Interessados devem se inscrever de terça a sábado, das 8 às 17 horas (exceto feriados). O prazo vai até o dia 16 ou até o término das vagas.

O projeto Roda de Leitura tem por objetivo mostrar outra visão sobre a obra, abordando o contexto histórico e seu valor social, bem como explorar a vida do autor e de seus personagens.

A obra

“O Cortiço” é um romance de autoria do escritor brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890. É considerado um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro. Precursor das favelas, onde moram os excluídos, os humildes, todos aqueles que não se misturavam com a burguesia, e todos eles possuindo os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem.

No romance, o autor escreve sobre a sociedade brasileira da época, formada pelos portugueses, burgueses, negros e mulatos. Descreve pessoas que são capazes de fazer de tudo por dinheiro e poder, fala da simplicidade e da miséria humana.

Serviço:

  • A Biblioteca Orobó Mikail fica na rua Justiniano Salvador dos Santos, 311, ao lado da quadra do Mikail. (Veja como chegar)

FONTE: PMG