Igualdade Racial promove cursos e oficinas no Centro Xikelela

35

O Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Governo Federal, oferece a partir de maio diversas atividades com o objetivo de disseminar a história da população negra.

As oficinas teatro para a juventude, penteado afro, arte em tela, dança afro, bonecas em miniaturas, bonecas negras, biscuit, colares e brincos, africanidade para criança, hip-hop e comunicação, terão duração que varia de 15 dias a seis meses. Com exceção do teatro para a juventude, que será realizado na Biblioteca Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439 – Centro), todas as oficinas e cursos serão ministradas no Centro Xikelela (avenida Dr. Timóteo Penteado, 4.114 – Vila Galvão). As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2304-7189 e 2304-7464 ou pessoalmente na sede do Xikelela.

Todos os alunos inscritos nas oficinas devem realizar o curso preparatório promovido pelo Centro de Referência. O objetivo é introduzir os participantes na temática racial, visando refletir sobre as relações étnico-raciais no Brasil. Além do curso, os alunos serão contemplados com uma visita monitorada ao Museu Afro-Brasil (Parque do Ibirapuera, em São Paulo). A aula inaugural será no dia 10 de maio, a partir das 18 horas, no Adamastor Centro, e as demais serão realizadas nos dias 18 e 25 de maio, no horário das 13h 30 às 17h 30 ou das 18 às 22 horas no mesmo local.

Inaugurado em 3 de julho de 2008, o Xikelela é um Centro de Referência voltado para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo, através de atendimento psicológico e social, oficinas de geração de renda e de promoção da igualdade racial, cursos e palestras.

Serviço: O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo.

FONTEPrefeitura de Guarulhos