Guarulhos é palco de encontro paulista de Pontos de Cultura

24
Imagem Divulgação

Encerram-se nesta terça-feira (2) em Guarulhos dois dos mais importantes eventos ligados à cultura do Estado de São Paulo: a 1ª Teia Paulista: Tá na Rede é Ponto e o II Fórum Paulista de Pontos de Cultura. Organizadas pela Comissão Paulista de Pontos de Cultura, pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Cultura Viva, e pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Guarulhos, as atividades servem como preparatórias para a Teia Brasil 2010 e o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, que serão realizados em Fortaleza (CE), entre os dias 25 e 31 de março.

Com o objetivo de promover a aproximação e o intercâmbio entre os mais de 400 Pontos de Cultura de São Paulo e a divulgação do trabalho destes espaços para a comunidade foi aberta na última sexta-feira (26), no Adamastor Centro, a 1ª Teia Paulista e o II Fórum Paulista, cujo objetivo é abrir um espaço para discussão de conteúdos relativos a políticas públicas culturais de âmbito nacional e regional. Durante o fórum haverá a escolha da nova comissão paulista dos Pontos de Cultura.

A abertura contou com representantes da administração municipal, da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura (MinC), que na oportunidade foi representado pelo secretário de cidadania cultural, Célio Turino. O evento contou também com a presença de cerca de 240 delegados do fórum (membros indicados pelos Pontos de Cultura), convidados e voluntários. A abertura foi marcada pela apresentação do Bloco Afro Ilú Oba De Min, do Ponto de Cultura Ilú Onã – Caminhos do Tombor, e por exibições da Cia. de Dança de Diadema e da Cia. 3 + Um de Guarulhos.

Durante todo o fim de semana, os vários espaços da cidade, Adamastor Centro, Bosque Maia, calçadão da Dom Pedro e os teatros Padre Bento, Nelson Rodrigues e Adamastor Pimentas, foram palco de muitas atrações, entre elas teatro, dança, música, cinema, circo, exposições, oficinas, além de apresentações populares como congadas, marujadas e moçambiques. No sábado, aconteceu também a cerimônia de entrega do Prêmio Asas, que tem por objetivo premiar iniciativas dos Pontos de Cultura que apresentem melhores práticas de projetos.

FONTE: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Comunicação de Guarulhos