Festival de Música Raiz premia artistas da cidade

138
Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, realizou no fim de semana passado o Festival de Música Raiz de Guarulhos – Prêmio Tinoco do Brasil.

O evento aconteceu no Teatro Padre Bento na noite de sábado (16) e teve a participação de 12 duplas sertanejas, sendo seis delas premiadas.

O objetivo do festival foi incentivar os grupos de música sertaneja de raiz, difundir o uso da viola (importante instrumento da identidade cultural brasileira) e expandir seu público. Guarulhos é considerado um polo de grande importância para este estilo musical, já que a cidade abriga alguns dos mais importantes artistas e movimentos culturais ligados à viola.

Os artistas que se apresentaram no festival foram: Florestal e João Ramalho, Rubinho e Esmeralda, Cristal e João do Prado, Claudinei e Zé Campeiro, Edison Martins, Luiz e Lindson, Pedro Carreiro e Fabiano, Vanderley Morais e Zé Tupi, Joel e Di Oriente, Alceu dos Santos, Novaes e Manoel Rosa, e Fredy Vieira e João Paraná.

As seis duplas vencedoras receberam prêmios em dinheiro e farão apresentações na 270ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso em agosto. O primeiro lugar ficou para a dupla Novaes e Manoel Rosa. Alceu dos Santos (2°), Fredy Vieira e João Paraná (3°), Joel Amaral e Di Oriente (4°), Florestal e Tião Ramalho (5°), e Edison Martins (6°) foram os outros contemplados.

A programação voltada para os admiradores da música sertaneja de raiz também contou com a realização, entre os dias 15 e 17 de julho, do 1º Seminário de Viola Caipira de Guarulhos, projeto contemplado pelo Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura).

O seminário reuniu estudantes, profissionais e interessados na cultura da viola caipira em palestras, oficinas e apresentações musicais. De acordo com Zé Helder, professor de viola caipira do Conservatório Municipal de Guarulhos e organizador do seminário, o evento foi de alta qualidade e apresentou depoimentos e o trabalho dos principais representantes do gênero musical.

Fonte: Prefeitura De Guarulhos