Exposições dão início à programação do Carnaval da cidade

131
Imagem Divulgação

Guarulhos já está no aquecimento para a maior festa popular brasileira, o Carnaval. Enquanto os dias de folia não chegam, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, já oferece diversas opções de entretenimento para a população. Desde o início do mês, exposições em diferentes espaços culturais apresentam fotos e materiais sobre o Carnaval da cidade.

A Biblioteca Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro) deu o pontapé inicial da programação. O espaço cultural apresenta, até o dia 25, a mostra de registros fotográficos “Carnaval em Guarulhos – 2010” e, até dia 29, o “Varal de Poesias: Samba Guarulhense”. As exposições podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Até o dia 4 de março, acontece no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael (Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão) a “Exposição Coletiva: Carnaval Guarulhense”. Os trabalhos apresentados são dos artistas Adriano Gambim, Alberto Garcia, Alexandre Villas Boas, Claudinei M., Daniel Souza, Edson Mac, Isabel Borazanian, Pato, Guilhermina Helfstein, Nazaré Botana, Oziel Bonifácio, Roberval Rodam, Serjão Augusto, Suzanne Salvini, Tânia Ramo e Tati Vieira. A visitação pode ser feita de quarta a domingo, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, exceto feriado.

De 11 de fevereiro até 11 de março, o Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) apresenta a exposição “Carnaval em Guarulhos – 2011”. A mostra traz banners do acervo da Secretaria de Cultura com imagens do carnaval da cidade em suas diversas manifestações. As fotos são da festa de 2011, tanto nos desfiles de rua, quanto nos demais eventos oficiais e tradicionais. A exposição tem ainda parte da história das escolas de samba e dos blocos carnavalescos de Guarulhos. É possível ver o material diariamente, das 9 às 22 horas. A abertura oficial acontece no dia 10, às 20 horas.

A cidade terá ainda shows, bailes e desfiles de blocos e escolas de samba. O Carnaval deste ano promete ser o mais animado de todos os tempos. A abertura oficial das festividades acontece no sábado (11) no calçadão da rua Dom Pedro, no Centro. A festa, que começa às 10 horas, terá a presença da tradicional Banda Lira, além de passistas, mestres-salas, porta-bandeiras e baterias de escolas de samba de Guarulhos. Na ocasião, o prefeito Sebastião Almeida entregará a chave da cidade ao Rei Momo, que terá seu reinado momesco até o dia 21, quando o Carnaval chega ao fim.

Nos próximos domingos, 12 e 19 de fevereiro, o Centro Cultural da Vila Galvão (rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão) promove oficinas gratuitas de confecção de bonecões e adereços carnavalescos, criação de marchinhas, roda de conversa sobre a origem do carnaval e suas diferentes vertentes, além da criação do bloco de carnaval do Lago dos Patos. Os encontros começam às 14 horas. No dia 18, uma oficina vai ensinar a confeccionar máscaras a partir das 14 horas.

De 13 a 16 de fevereiro, as bibliotecas do sistema municipal vão oferecer oficinas de confecção de máscaras de Carnaval com a arte-educadora Marina Pinto. Informações sobre locais e horários podem ser obtidas pelo telefone 2087-6900 ou no site www.bibliotecaguarulhos.com.br. Na biblioteca do CEU Ponte Alta (rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta) a oficina é indicada para crianças com idade a partir de 7 anos e acontece no dia 16, às 14 horas. Para participar é só levar materiais como purpurina, lantejoulas, fitas e outros aviamentos.