Dia Mundial da Saúde é festejado com diversas ações na cidade

97
foto: Silvio J Siqueira

Na próxima quarta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) agregará mil cidades em todo o mundo em torno da reflexão da vida nas cidades. Em Guarulhos, a data será lembrada com uma semana inteira de atividades de promoção. A programação, que teve início nesta segunda-feira (5) com teatro de fantoches no Hospital Municipal da Criança, continua nesta terça (6), com a abertura da 1ª Conferência de Saúde Mental, estendendo-se até domingo (11), com atrações para todos os gostos no Bosque Maia.

Chamada de Mosaico da Saúde Urbana, a ação que será realizada no domingo (11), no Bosque Maia, é apontada como um dos maiores eventos em comemoração à data e poderá fazer parte de um filme que a OMS irá produzir sobre a celebração do Dia Mundial da Saúde em todo o mundo. No local, das 9 às 17 horas, a população poderá participar de oficinas de plantio de ervas medicinais, de horta urbana, de cerâmica como terapia, de alimentação saudável; além de ter acesso a sessões de massagem, cromoterapia, aromoterapia e música aplicada.

Professores de Educação Física estarão no local para orientar as pessoas sobre o uso adequado dos equipamentos da academia ao ar livre instalada no Bosque Maia. Para as crianças, haverá uma programação especial, com enfoque nas questões voltadas à saúde, reciclagem, paz no trânsito, uso correto da água e alimentação saudável.

Quatro estandes também serão montados pela Secretaria de Saúde: um oferecerá plantão nutricional, outro contará com fisioterapeutas para dar orientações posturais e técnica de pilates; um terceiro que terá exposição de artesanato produzido nas unidades de saúde e, por fim, um espaço destinado ao Centro de Controle de Zoonoses, onde a população poderá obter informações e dicas sobre os cuidados com os animais. Neste último, profissionais do Saae também irão abordar a importância do uso racional da água.

Atividades no decorrer da semana

No dia 7, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade desenvolverão atividades, como, por exemplo, aulas de ginástica, gincanas e palestras. No mesmo dia, os professores de Educação Física dos distritos de saúde irão promover a “Trilha Urbana”, uma caminhada envolvendo a participação de usuários da rede e profissionais da área, com encerramento nos chamados pontos de encontro, onde haverá, em alguns locais, degustação de suco natural alternativo, além de dicas sobre hábitos saudáveis de vida, por nutricionistas e fisioterapeutas.

A programação do Dia Mundial da Saúde também contará com workshop de Educação Ambiental para agentes comunitários de saúde (ACS) e lideranças de bairro, promovido em conjunto com o Saae; seminário sobre descarte adequado do lixo, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, também voltado aos ACS; mesa-redonda no HMU para discutir o atendimento domiciliar; e visita da comunidade da Vila São Rafael à Estação de Tratamento de Água do Cabuçu.

FONTE: Prefeitura de Guarulhos