Dia do Desafio reúne 300 mil pessoas em Guarulhos

85
foto: Sidnei Barros/PMG

Nesta quarta-feira, dia 26, a população guarulhense deu um verdadeiro chega pra lá na preguiça e no sedentarismo e ainda ajudou a cidade a conquistar sua melhor participação no Dia do Desafio. Segundo levantamento feito com a colaboração de todas as entidades participantes, 308.535 pessoas aderiram à programação especial de atividades realizadas em diferentes locais da cidade.

A maior adesão ficou por conta das escolas estaduais que movimentaram um total de 206.500 alunos. A rede municipal também contribuiu com o resultado promovendo atividades para 25.662 crianças. “O resultado superou todas as expectativas. Acredito que neste ano Guarulhos tem condições de vencer as cidades adversárias, mas, apesar da competição, o que mais importa é o incentivo à prática de esportes”, diz Jeferson Alecsander, chefe da divisão de Eventos, Recreação e Lazer da Secretaria de Esportes de Guarulhos.

foto: Sidnei Barros/PMG

Esta foi a décima participação consecutiva de Guarulhos do Dia do Desafio. Em 2009, foi registrada a participação de 83.700 pessoas. O objetivo do evento é fazer com que as cidades mobilizem o maior número possível de pessoas durante 15 minutos. Neste ano, Guarulhos está concorrendo com Manaus e Monterrey, no México. O resultado será resultado em breve.

Programação
Centenas de pessoas que passaram nesta quarta-feira, dia 26, das 10 às 16 horas, pela rua Dom Pedro II, Centro, deixaram as compras ou o trabalho de lado para participar das atividades do Dia do Desafio existentes no local.

Os mais corajosos se aventuraram na tirolesa de 40 metros de altura, na esquina da D. Pedro com a rua Luiz Gama, e também no rapel de 24 metros montado na faixada do Poli Shopping. A segurança dos participantes foi garantida pelos homens do 5º Grupamento de Bombeiros de Guarulhos.

“Não tem como explicar a sensação. Só sei que foi muito bom”, diz a comerciária Sara Santos, de 18 anos, que aproveitou o horário de almoço para deslizar na tirolesa. Segundo o sargento Monteiro, que colaborou com a execução das atividades, o equipamento utilizado na rotina de treinamentos e missões reais de resgate pelos bombeiros tem capacidade para suportar até 3 mil kg.

Um dos momentos mais animados do dia foi comandado pelo grupo da Escola Estadual Brasilia Castanho de Oliveira que colocou a Dom Pedro para dançar ao som de ritmos variados durante aproximadamente 15 minutos.

Outros pontos da cidade também tiveram programação especial nesta quarta-feira, entre eles a Unifig e o GTC Clube, que realizaram circuitos de atividades variadas, e o Bosque Maia, onde aconteceram partidas de vôlei e basquete, caminhada e uma aula especial de rádio taissô, técnica japonesa de ginástica através do rádio.

Também participaram deste Dia do Desafio os alunos das escolas municipais e estaduais, o efetivo da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do evento é mobilizar o maior número possível de pessoas durante 15 minutos. Diversas cidades de diferentes países participam do evento e competem entre si. Neste ano, Guarulhos concorre com Manaus e Monterrey, no México.

FONTEPrefeitura de Guarulhos