Coordenadoria da Igualdade Racial abre inscrições para oficinas em Guarulhos

241
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR), abriu inscrições para oficinas de capoeira, dança afro e dança do ventre. Os cursos acontecerão no Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, que fica na avenida Dr. Timóteo Penteado, 4.114, Vila Galvão. A inscrição poderá ser feita no local ou pelos telefones 2304-7464 e 2304-7189, com Regina ou Victor. As vagas são limitadas e gratuitas, sendo obrigatória a apresentação do RG, comprovante de endereço e atestado médico atualizado.

A dança afro e a capoeira fazem parte do processo de implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História das Culturas Africanas e Afro-Brasileira nos ensinos fundamental e médio. “Os cursos pretendem contribuir para a valorização das culturas africana e afro-brasileira, assim como para o reconhecimento e construção de identidades negras”, disse Edna Roland, responsável pela Coordenadoria da Igualdade Racial.

No total, participaram de cursos no Xikelela cerca de 7.552 pesssoas, de julho de 2010 a dezembro de 2013, entre crianças, jovens e adultos, nas seguintes modalidades: penteado afro, dança afro-brasileira, hip hop, teatro para juventude, cultura dos povos indígenas, dança cigana, capoeira, arte em tela, comunicação, bonecas negras, biscuit negro, africanidade para crianças, dança do ventre, dança dos orixás.

Turmas:
Capoeira
Público: a partir dos 7 anos
Dias da semana: terça e quinta-feira
Horário: 14h30, 16h e 19h

Dança afro
Público: a partir de 6 anos
Dias da semana: segunda-feira, com início em 10/03/2014
Horário: 15h

Dança do ventre
Público: a partir de 18 anos
Dias da semana: segunda-feira, com início em 10/02/2014
Horário: 10h

Via: Encontra Guarulhos