Biblioteca comemora Dia dos Quadrinhos com mini exposição do autor de Tintim

175
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Para comemorar o Dia Nacional dos Quadrinhos (30 de janeiro), a Biblioteca Monteiro Lobato organizou uma mini exposição contando a história do quadrinista belga Hergé, criador de As Aventuras de TinTim. Além de obras do autor europeu, volumes de Asterix e Obelix, cujos criadores foram influenciados por Hergé, também fazem parte da mostra.

A exposição pode ser vista até o final de fevereiro e está montada na área da Gibiteca e Mangateca. De acordo com Irene Castilla Rios, que é auxiliar de biblioteca e que coordena o espaço de quadrinhos com a bibliotecária Márcia D’Angelo, a mostra é reduzida, mas traz bastante informação sobre o autor. “O objetivo é educar o leitor para conhecer o artista e a importância dele”, explica.

Com cerca de dois mil volumes, a Gibiteca e Mangateca tem em seu acervo quadrinhos americanos, japoneses, europeus, tirinhas e adaptações literárias para o gênero. Entre as obras mais procuradas pelo público estão os mangás Naruto, Death Note e One Piece, e os comics Homem Aranha e Batmam. “Também tem uma procura grande por Graphic Novel, que são histórias com uma visão pessoal do autor, algo menos comercial”, disse Irene.

Segundo a auxiliar de biblioteca, a coleção mais representativa que o local tem é a do Homem Aranha, com cerca de 500 volumes. “Ela foi doada por um colecionador e tem até revistas dos anos 70”, conta Irene. Outra publicação importante do acervo é uma coletânea especial de Jonah Hex, da DC Comics. Outra coleção doada recentemente é a do Spawn, com mais de 100 revistas, mas esta ainda não está disponível para o público.

O público da Gibiteca e Mangateca tem idades entre 12 e 40 anos e cada faixa etária tem suas preferências. Os leitores de até 20 e poucos anos são da fase do mangá, cresceram influenciados pela cultura japonesa. Já os acima de 30 são fãs dos quadrinhos americanos, com histórias de super-herois, e também quadrinhos italianos, como os de faroeste.

Diferente das publicações do acervo da biblioteca, que podem ser levadas para casa, as revistas da Gibiteca e da Mangateca são para leitura apenas no local. Para ter acesso às obras é preciso ter mais de 12 anos ou estar acompanhado pelos pais ou responsáveis legais. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 349, no Centro, e funciona de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábado, 9 às 14 horas.

Via: Prefeitura de Guarulhos