Artista da Capital vence 14º Salão de Arte Contemporânea

413
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos
Esther Casanova ao lado do conjunto de colagens premiado /Fotos: Nícollas Ornelas

Estreante no evento, a artista plástica Esther Casanova, da Capital, obteve o 1º lugar, pelo júri técnico, do 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos, com um conjunto de obras desenvolvido sob a técnica de colagem. Já o 1º lugar do júri popular ficou para Paulo André Yamamuro, com duas pinturas. A cerimônia de anúncio dos vencedores foi realizada na noite do último sábado, dia 16, no Centro Municipal de Educação Adamastor.

Surpresa com o resultado, Esther Casanova elogiou o alto nível do evento guarulhense e disse ter ficado honrada em, primeiramente, ter sido selecionada para participar. “Não esperava ganhar”, contou, emocionada. “Eu soube do Salão por meio de uma amiga e decidi participar. Estas minhas obras são colagens, nas quais usei papéis reciclados. Para mim, é uma pintura que expressa a minha relação de amor e ódio com a cidade de São Paulo. É a paisagem que vejo da janela do meu apartamento”, explicou Esther, que mantém um ateliê na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.

Arquiteto, Paulo Yamamuro, que assina Pepê Zuwicker, levou o 1º lugar pelo júri popular. Morador de Bauru, no interior do Estado, Zuwicker declarou que pinta há apenas dois anos e que Guarulhos foi seu primeiro Salão. “Foi uma grande surpresa. Depois da seleção daqui de Guarulhos, também fui selecionado nos salões de Mococa (SP), Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS). Guarulhos já está me dando sorte”, disse o artista, que ainda pode faturar prêmios nos demais salões de arte.

Foram contemplados, ainda, pelo júri técnico, os artistas Carlos Alberto Brisola Damasceno (2º lugar) e Sheila Cristina Ortega (3º lugar). Pelo júri popular, além de Pepê Zuwicker, ganharam Graziele Fernandes Macedo (2º lugar) e Cristiani Papini (3º lugar). Todos os participantes ganharam certificado.

 

 

Tanto os premiados pelo júri técnico como pelo júri popular vão fazer exposições individuais em Guarulhos. Os artistas José Carlos Leonardi, Alexandre Lima de Moura, Cipriano Barbosa de Souza e Adriane Evelize Nunes, contemplados com Menção Honrosa no Salão, farão uma exposição coletiva, em data ainda a ser definida. Não houve concessão de prêmio em dinheiro.

A entrega dos prêmios e certificados foi feita pelo secretário municipal de Cultura, Edmilson Souza, por Antonio Santoro, crítico de arte, e Maria do Rosário Ferreira de Souza, responsável pela seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura.