Aproveite o verão e faça atividades nos Parques da Cidade

99
Imagem Divulgação

Uma boa ideia para as férias de verão – mesmo para os finais de semana – é aproveitar o sol e o tempo livre para se movimentar. Afinal, se fazer atividades físicas já faz bem para o corpo, fazer isso em contato com a natureza é melhor ainda.

Essas atividades podem ter vários tipos de benefícios. Além de fazer bem para o corpo, podem melhorar os laços familiares – afinal, as crianças também podem praticá-las – e de quebra melhoram humor durante toda a semana. Se você optar por procurar um parque para executá-las, melhor ainda: pesquisas já comprovaram que estar rodeado por áreas arborizadas amplificam mais ainda os benefícios para a saúde mental.

Pensando nisso, Giulliano Esperança, wellness manager e personal trainer, montou uma sequência de atividades para você aproveitar esses dias maravilhosos de verão. “Mais do que uma proposta física, os exercícios físicos ao ar livre aumentam os benefícios emocionais, frutos da endorfina, e ainda podem ser eficientes para resultados físicos e estéticos”, explica o especialista, que frisa a ideia de que mais que ficar em forma, as atividades físicas melhoram o estado de bem-estar.

A proposta de Giulliano tem fundamentos científicos. Um estudo de duas pesquisadoras inglesas, Jules Pretty e Jo Barton, da Universidade de Essex, e publicada no periódico Environmental Science & Technology, já comprovou que fazer atividades em ambientes bucólicos potencializa os benefícios das atividades físicas no humor e no bem-estar.

“Esta sequência, aliás, pode ser utilizada também para quem está viajando e pretende se manter ativo, ou simplesmente como motivação para quem deseja ter mais qualidade de vida”, completa Giulliano.

Antes dos exercícios, entretanto, o especialista lembra os cuidados básicos, como alongamento e aquecimento, importantíssimos em qualquer atividade física e indicados pelas mais importantes instituições em saúde física do mundo, como a Colégio Americano de Medicina Esportiva.

“Após uma caminhada de 20 minutos, alongue e inicie a sequência das fotos. Faça de 2 a 3 séries de 30 segundos cada exercício com um intervalo de também 30 segundos entre elas. Lembre-se de verificar o local que escolherá para a execução do exercício e, ao final, complete o treino com mais 20 minutos de caminhada ou corrida”, explica Giulliano.

Confira as fotos para auxiliá-lo nessa empreitada saudável.

FONTE: UOL