Conservatório Municipal recebe inscrições para Projetos Abertos à Comunidade

414
Conservatório de Guarulhos
Imagem Divulgação

O Conservatório Municipal de Guarulhos recebe entre os dias 5 e 14 de fevereiro as inscrições para os Projetos Abertos à Comunidade. Os interessados em participar de um dos 26 grupos musicais podem se inscrever gratuitamente no local, mediante a apresentação de um documento com foto. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 16h30. As entrevistas para seleção acontecem em dias e horários diferentes para cada grupo.

Para a maioria dos projetos é necessário possuir o instrumento, ter domínio do mesmo e ter fluência em leitura musical. A oportunidade é oferecida a pessoas que possuam familiaridade com instrumentos musicais, mas algumas atividades não exigem experiência. É o caso do Coral da Comunidade e Solfejando com a Melhor Idade (iniciação musical e canto para maiores de 50 anos).

Serviço: O Conservatório Municipal fica na avenida Tiradentes, 2.521, 1° andar, Vila São Jorge. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2087-7444 ou 2087-7445.

Confira abaixo a descrição completa e demais dados sobre os projetos:

1 – Afina a Toeira
Grupo formado por alunos de viola caipira do Conservatório e aberto a pessoas da comunidade. Explora a sonoridade e o repertório para este instrumento em arranjos instrumentais exclusivos, visitando desde os clássicos da música caipira até compositores contemporâneos. O nome “Afina a Toeira” faz alusão a um dos grandes desafios de quem quer se tornar violeiro: afinar seu instrumento (toeira é o nome da quarta corda da viola). O projeto é aberto à comunidade e quem quiser participar só precisa estar disposto a estudar, porque será necessário desenvolver a leitura musical.
Instrumento: Viola caipira
Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical. Ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 19 de fevereiro – 19 horas
Professor coordenador: José Helder

2 – Big Band
Grupo criado em 2001, para reunir alunos do Conservatório e músicos profissionais da comunidade, com o intuito de executar peças de elevada dificuldade técnica e divulgar repertório característico e diversificado para esta formação.
Instrumentos: Saxofones (alto, tenor e barítono), trompetes, trombones, bateria, guitarra, baixo, piano e percussão popular.
Requisitos: Bom domínio do instrumento, fluência em leitura e conhecimento de improvisação. Ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 17 de fevereiro – 18 horas
Professor coordenador: Marcelo Mendonça

3 – Big Band Prata da Casa
Grupo formado em 2005 para atender a crescente demanda de jovens instrumentistas, no aprendizado de diversas linguagens da música popular, em sua forma instrumental.
Instrumentos: Saxofones (alto, tenor e barítono), trompetes, trombones, bateria, guitarra, baixo, piano e percussão popular.
Requisitos: Bom domínio do instrumento e fluência em leitura. Ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 17 de fevereiro – 18 horas
Professor coordenador: Marcelo Mendonça

4 – Boca no Trombone
Formado por alunos e ex-alunos do Conservatório Municipal, além de trombonistas da cidade, desenvolve extenso repertório para a formação de trombones, abrangendo tanto a música erudita como a música popular.
Instrumentos: Trombones
Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 20 de fevereiro – 18 horas
Professor coordenador: Silvio Giannetti

5 – Com a Corda Solta
Formado por alunos do curso de contrabaixo acústico do Conservatório Municipal, visando a prática de música de câmara escrita especialmente para essa formação.
Requisitos: Ser aluno de contrabaixo do Conservatório.
Entrevista para seleção: 21 de fevereiro – 13 horas
Professora coordenadora: Miranda de Sousa

6 – Cordas, Para Que Te Quero?
Conjunto de violões que toca músicas do clássico ao popular, podendo contar com a participação de outros instrumentos. Este projeto propõe a iniciação ao violão e contato com a leitura musical, com a apresentação nos espaços públicos da cidade.
Entrevista para seleção: 19 de fevereiro – 14 horas
Professora coordenadora: Victor Castellano

7 – Coral Comunidade
Grupo aberto à comunidade que visa a aproximação da linguagem musical através do canto coral. Em atividade desde 2006 sob a regência da maestrina Déborah Rossi fazendo um repertório eclético que vai do erudito ao popular.
Não é necessário ter conhecimentos em música.
Entrevista para seleção: 22 de fevereiro – 10 horas
Professora coordenadora: Déborah Rossi

8 – Coral do Conservatório
Grupo voltado a alunos do Conservatório Municipal, tem um repertório a quatro vozes, com nível de dificuldade intermediário, passando por diversos estilos musicais.
Requisitos: Ser aluno do Conservatório e ter iniciação em leitura de partituras
Entrevista para seleção: 20 de fevereiro – 20 horas
Professora coordenadora: Déborah Rossi

9 – Camerata
Este projeto tem como objetivo básico possibilitar ao jovem estudante de música a oportunidade de viver o seu aprendizado musical de forma completa, ou seja, além da formação acadêmica exercitar os conhecimentos técnicos adquiridos. Formado por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade.
Instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico.
Requisitos: Possuir instrumento próprio (para os ensaios, o Conservatório empresta os instrumentos: violoncelos e contrabaixo acústico) possuir conhecimento de nível médio em teoria musical e na prática instrumental.
Entrevista para seleção: 18 de fevereiro – 19 horas
Professor coordenador: Celso Franchini

10 –Grupo de Ébano
Criado com o objetivo de estimular a troca de experiência entre clarinetistas, este grupo agrega participantes de níveis diferentes e soma em seu repertório obras originais para esta formação, além de arranjos de temas inesquecíveis da música universal. Este projeto destina-se a alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos e pessoas da comunidade que tocam clarineta.
Instrumento: Clarineta Bb (Si bemol – sistema Boitem, 17 chaves e 06 aneis)
Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical. É preciso ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 21 de fevereiro – 16 horas
Professor coordenador: Epitácio Rodrigues

11 – Guarucellos
Voltado ao estudante de violoncelo, este projeto visa o aprimoramento técnico e interpretação do instrumento.
Público-alvo: Estudantes de violoncelo
Requisitos: Nível intermediário e avançado
Entrevista para seleção: 21 de fevereiro – 16 horas
Professor coordenador: Fábio Pellegatti

12 – Interpretando Intérpretes
Este projeto destina-se a oferecer ferramentas complementares de auxilio ao desenvolvimento de uma interpretação consciente da música pela via de observação de boas interpretações, não se restringindo a questões técnicas de abordagem instrumental ou vocal. Estimula os jovens intérpretes à investigação intelectual do papel histórico e estético desempenhado pelos compositores analisados.
Instrumento: Piano
Requisitos: Leitura musical e domínio básico de seu código de escrita.
Entrevista para seleção: 20 de fevereiro – 18 horas
Professor coordenador: Renato Figueiredo

13 – Musicantiga
O ensino de baixo contínuo para pianistas é de extrema importância, uma vez que o aluno aprende a ler a harmonia através da linha de baixo, o que lhe dá condições de aprender a entender a improvisação e o estilo da música do século 18, que é o pilar e a base de toda a música erudita. Este projeto beneficia todos os instrumentistas pois alia o estudo teórico, a leitura de tratados da época e a prática de conjunto, já que a natureza desta música é camerística.
Requisitos: Ser aluno do Conservatório a partir do 4º ano
Entrevista para seleção: 17 de fevereiro – 19 horas
Professora coordenadora: Isabel Kanji

14 – O Piano: Prática de Conjunto e Correpetição
Este projeto visa o aprendizagem da prática musical em conjunto, com foco na figura do pianista em suas múltiplas habilidades: o co-repetidor, o acompanhador, o camerista. Destinados aos alunos e ex-alunos de piano, cantores e demais instrumentistas do Conservatório.
Requisitos: Ser aluno ou ex-aluno do Conservatório
Entrevista para seleção: 21 de fevereiro – 15 horas
Professora coordenadora: Maria Emilia

15 – Orquestra “Cordas Decâmera”
Este projeto é voltado a alunos com nível médio ou avançado em instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) que desejem se aprimorar no repertório para esta formação. Destinado a alunos e ex-alunos do Conservatório, podendo também absorver pessoas da comunidade.
Requisitos: Nível médio ou avançado na prática do instrumento
Entrevista para seleção: 21 de fevereiro – 14 horas
Professor coordenador: Renato Kutner

16 – Orquestra de Câmara
Formada por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade, tem por objetivo a prática da música de concerto escrita originalmente ou em arranjos para essa formação.
Instrumentos: Flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trombone, trompete, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico e percussão.
Requisitos: Possuir instrumento próprio (para os ensaios o Conservatório empresta violoncelos, contrabaixo acústico e instrumentos de percussão), possuir conhecimento de nível médio em teoria musical e na prática instrumental.
Entrevista para seleção: 19 de fevereiro – 16 horas
Professores coordenadores: Miranda Souza, Ana Flávia e Fabio Pellegatti

17 – Piano a Muitas Mãos
Projeto voltado para a integração de alunos de piano através da execução de peças musicais a quatro, seis ou oito mãos, a um ou dois pianos. Destinado a alunos de piano do Conservatório e pessoas da comunidade.
Requisitos: Pessoas que tenham domínio na leitura musical e sejam estudantes de piano.
Entrevista para seleção: 18 de fevereiro – 15 horas
Professora coordenadora: Neusa D´Ypollito

18 – Roda de Choro
Este é um projeto idealizado visando a integração dos apreciadores do Choro, sejam eles músicos profissionais, amadores, estudantes de música, compositores, ou simplesmente ouvintes. Voltado aos alunos e professores do Conservatório, bem como para a comunidade em geral. É necessário que a pessoa interessada em participar, tocando, tenha um conhecimento básico de seu instrumento. Todas as pessoas da comunidade podem participar da Roda de Coro como ouvintes.
Requisitos: Não é necessário conhecimento de leitura e escrita musicais. É preciso ter o instrumento.
Entrevista: 17 de fevereiro – às 20 horas
Professor coordenador: João Geraldo e Samuel Cardoso

19 – Projeto Solfejando com a Melhor Idade
Tem por objetivo dar iniciação musical, conceitos básicos de teoria e ensinar leitura musical.
Público-alvo: Alunos do Conservatório e pessoas da comunidade com mais de 50 anos e que gostem de cantar.
Entrevista para seleção: 20 de fevereiro – 9 horas
Professora coordenadora: Clarice Lopérgolo Aguiar

20 – Quarteto Sonare de Violões
Formado por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade, tem o objetivo de desenvolver a música de câmara através de um repertório bastante diversificado. Este grupo tem o intuito de desenvolver trabalho em conjunto, proporcionando aos integrantes a oportunidade de fazer crescer a capacidade de tocar em grupo.
Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 25 de fevereiro – 19 horas
Professora coordenadora: Maria Penha Soares

21 – Corda Bamba
Tem por objetivo trabalhar repertório de Quarteto de Cordas, desenvolvendo a pratica de música de câmara e de interpretação musical.
Público-alvo: Estudantes de violino, viola e violoncelo
Requisitos: Nível intermediário e avançado
Entrevista para seleção: 17 de fevereiro – 15 horas
Professor Coordenador: Fábio Pellegatti

22 – Almanaque
Tem por objetivo trabalhar repertório de música popular de estilos variados, proporcionando aos alunos e membros da comunidade uma aproximação com diferentes linguagens interpretativas e improvisações.
Instrumentos: Flautas, saxofones, trompetes, trombones e cantores
Requisitos: Nível intermediário e avançado
Entrevista para seleção: 18 de fevereiro – 14 horas
Professor coordenador: Norberto Queiroz

23 – Grupo C3 Brasil – Música Instrumental
O projeto promoverá a integração entre os alunos de guitarra, assim como o desenvolvimento da prática em grupo, pontos indispensáveis para maturidade artística do aluno e músico.
Instrumento: Guitarra
Requisitos: Nível intermediário e avançado
Entrevista para seleção: 19 de fevereiro – 10 horas
Professores coordenadores: Armando Leite, Fabiano Moretti e Pedro Esteves

24 – Grupo Ventania
Tem por objetivo proporcionar aos alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos e músicos da Comunidade a oportunidade de participar de um projeto musical inclusivo e atuante nos espaços culturais da Cidade.
Instrumento: Saxofone (soprano, alto, tenor e barítono)
Requisitos: alunos de saxofone do Conservatório Municipal e músicos da Comunidade, com conhecimentos básicos e que desejam aprimorar seus conhecimentos. Possuir instrumento.
Entrevista para seleção: 19 de fevereiro – 19 horas
Professor coordenador: Antonio Inácio

25 – Grupo Octeto
Tem por objetivo proporcionar aos alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos e músicos da Comunidade a oportunidade de participar de um projeto musical, desenvolvendo a música de câmara através de um repertório bastante diversificado.
Instrumento: Violão
Requisitos: alunos de violão do Conservatório Municipal e Músicos da Comunidade, com conhecimentos básico ou que desejam aprimorar seus conhecimentos. Possuir instrumento.
Entrevista para seleção: 20 de fevereiro – 16 horas
Professor coordenador: João Argolo

26 – Banda Sinfônica
A Banda Sinfônica é um projeto voltado para a formação e integração dos jovens músicos de sopros, contrabaixos e percussão, promovendo atividades voltadas ao desenvolvimento técnico musical de seus integrantes e contribuindo para o enriquecimento artístico musical da comunidade.
Instrumentos: Flauta, oboé, clarineta, clarone, sax-soprano, sax-alto, sax-tenor, sax-barítono, fagotes, trompas, trompetes, trombones, trombone-baixo, euphonius, bombardinos, tubas, contrabaixo e percussão.
Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical, além de possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 18 de fevereiro – 19 horas
Professor coordenador: Marcelo Mendonça