Confira a programação para o Encontro de Dança 2013 (ENDA)

214
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Terá 19 espetáculos gratuitos

O Adamastor Centro recebe entre os dias 18 e 22 dezembro o Encontro de Dança de Guarulhos (Enda). O evento da Secretaria de Cultura vai apresentar 19 espetáculos de grupos e companhias guarulhenses, além de convidados. Toda a programação é gratuita e com indicação para várias idades. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria meia hora antes do início de cada espetáculo.

As apresentações terão estilos como o ballet clássico, danças folclóricas, danças orientais, jazz e dança contemporânea, com espetáculos em palco tradicional e espaços alternativos. No final de cada dia de evento, haverá bate-papos com os grupos participantes, mediados pela comissão artística do encontro.

O Enda 2013 tem o objetivo de identificar e divulgar as manifestações cênicas relativas à linguagem da dança, promovendo o intercâmbio entre os artistas e a comunidade. Confira abaixo a programação completa:

Dia 18 – quarta-feira

20 horas – “Fleshdance” 2 – Núcleo Artérias (abertura – espetáculo convidado)
“Fleshdance” 2 apresenta variações de intensidades emocionais, explora o sistema orgânico do corpo e inventa uma corporeidade ativada pela intensificação dos afetos. Do premiado Núcleo Artérias (ex-Cia 2 Nova Dança). Dança Contemporânea. Duração: 40 min. Indicação: 12 anos.

Dia 19 – quinta-feira

19h30 – Inspiração – Cia Rosa dos Ventres
Homenagem a todas as pessoas que de alguma maneira tocam nossa vida inspirando-nos a fazer o mesmo por meio da alegria de simplesmente dançar. Dança do Ventre. Duração: 10 min. Indicação: Livre.

20h15 – Império da Loucura – Cia Insano Movimento
Inspirado em Pina Bausch, o espetáculo pretende levar o público a uma outra dimensão, onde quem comanda são os sentimentos. Os movimentos produzidos, que vão do pensamento ao corpo, são sentimentos, emoções em forma de dança. Dança Contemporânea. Duração: 15 min. Indicação: Livre.

21 horas – Fábrica dos Sonhos – Corpo Urbano em Movimento
Baseado no blog Fábrica dos Sonhos e nas obras do diretor Tim Burton, o espetáculo busca um universo de questões internas e sonhos abstratos e lúdicos, retratando um corpo que se expressa através de um espaço midiático. Dança Contemporânea. Duração: 40 min. Indicação: Livre.

Dia 20 – sexta-feira

19 horas – Abismo Noturno – Grupo Metades
A partir de poemas e versos do guarulhense Alcides Vieira Lima, o grupo encena a vida e obra deste poeta, que em 43 anos tem muita história para contar. Ditadura, música, família, saudade, tristeza e muita poesia… Dança/teatro. Duração: 30 min. Indicação: Livre. Entrada Franca.

20 horas – Débora, a Batalha pela Vida – Cia Estável Selma Roth
“Na batalha da vida somos enviados à guerra, perseverando conquistas e objetivos e, mesmo se desacreditados, às vezes por nós mesmos, seguimos nosso envio e… vencemos.” (Juízes 4-5). Estilo Livre. Duração: 25 min. Indicação: 12 anos.

20h30 – Cálamo: Novos experimentos – Insaio Cia. de Arte (espetáculo convidado)
Limite passível de perfurações, atravessamentos e vertigens, camadas que trilham por entre os poros. As diferentes grafias, o corpo escrevendo. A companhia apresenta uma nova relação de aproximação com o espaço e o público, buscando composições de acordo com cada local. Dança Contemporânea. Duração: 45 min. Indicação: 14 anos.

21h30 – À Plateia – Grupo Cênico Retalhos Ululantes
Inversão de papéis. Agora o público está no palco. Quem faz o espetáculo? Os intérpretes vão à plateia e a partir de suas percepções dão voz ao lugar do público por meio da dança. Trata-se de uma ampliação da pesquisa acadêmica em site specific “Novos Lugares Para a Dança”, de Felipe Cirilo. Dança Contemporânea. Duração: 25 min. Indicação: Livre

Dia 21 – sábado

13h30 – Alice no País das Maravilhas – Núcleo de Dança Luana Rodrigues
O espetáculo reconta a famosa história escrita por Lewis Carroll, sobre uma garota que, ao seguir um coelho apressado, cai em um buraco e é transportada para o País das Maravilhas. Ballet Clássico. Duração: 60 min. Indicação: Livre.

15h30 – Era Uma Vez… Contos que Encantam a Realidade – Feeling Cia de Dança
Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade. O espetáculo traz histórias como Peter Pan, Pinóquio, Rei Arthur e Alice no País das Maravilhas, entre outros contos. Jazz Dance, Ballet Clássico e Dança Contemporânea. Duração: 60 min. Indicação: Livre. Entrada Franca.

17 horas – Deriva – 1 Coletivo
O abandono do leme de uma embarcação sugere um novo modo de navegar. A navegação, destituída da noção de direção, produz trajetórias inesperadas que traem nosso indubitável desejo de convicção. Paisagem líquida que ora se revolta, ora se dilui. Estilo Livre. Duração: 27 min. Indicação: 14 anos.

19h30 – Ventomar – Liceum de Dança de Guarulhos, Cia Balé Nacional
A leveza da noite mostra uma nuvem de passos construindo um novo dia. Flores se movem sincronizadas anunciando o nascer do sol, simples movimentos capazes de encantar, refletem a Timesquare dos anos 40. Ballet Jazz. Duração: 60 min. Indicação: Livre.

21 horas – Balé – Eduardo César e Edson Raphael
Ele disse não. Disse que não, bateu o pé. Disse que não e não e não. O negócio dele é ficar dançando. Vive atrás de vento, assobiando. Oca. Sem coração. Balé é a dança da palavra que é dança, da dança que é gesto, do gesto que é palavra. Dança Contemporânea. Duração: 40 min. Indicação: 18 anos.

Dia 22 – domingo

13 horas – Diário, Deus escreve a história de nossas vidas – Gerar Dance Cia
Um diário pessoal pode incluir experiências de uma pessoa, pensamentos, sentimentos. “Diário” – escolhemos que Deus escreva a história das nossas vidas e por meio do nosso corpo Ele escreverá. Estilo Livre. Duração: 60 min. Indicação: Livre.

14h30 – Folclores – Liceum de Dança de Guarulhos, Núcleo Pindorama e Núcleo Isbá
O espetáculo faz um resgate de danças históricas e folclóricas nacionais e da Bielorússia. Duração: 60 min. Indicação: Livre.

16 horas – Estrelas – Cia de Dança Araci Guerra
Cada coreografia deste espetáculo evidencia um importante cantor de uma determinada época. Figurinos e adereços nos remetem a cada estilo musical apresentado. As coreografias trazem a simbologia e a versatilidade do ritmo pop. Ballet, Jazz, Sapateado, Flamenco e Dança Contemporânea. Duração: 60 min. Indicação: Livre.

17h30 – A Flauta Mágica – Centro de Dança Yara Ciconi
Trata-se da história da camponesa Lise, que se vê forçada a casar com o rei, mas que entregou seu coração ao seu amado Luke. O rapaz luta para conquistar a confiança da família da moça, mas tudo em vão. Até que a fada do amor aparece… Ballet Clássico. Duração: 60 min. Indicação: Livre.

19 horas – Um Lago, Dois Cisnes
Baseado na peça original de Tchaikovsky, narra a história de Odette, uma moça frágil e submissa que vive um relacionamento infeliz com o cantor Rothbart, que encanta todas as mulheres. A coreografia propõe uma análise psicológica sobre a dinâmica de relacionamentos como este. Dança Oriental Cênica. Duração: 45 min. Indicação: 14 anos.

20h30 – Nós – Núcleo Extedoe
Criado a partir da integração de três oficinas ministradas nos últimos quatro meses, o espetáculo propõe um contraponto ao monólogo “Só” e traz como temas a coletividade, respeito, amizade e companheirismo no dia-a-dia da vida urbana. Projeto contemplado pelo FunCultura. Dança Contemporânea. Duração: 35 min. Indicação: Livre.

Obs: O espetáculo Limbo, que seria apresentado no dia 21, foi cancelado.