Competição marca retorno de desfile de escolas e blocos de Carnaval de Guarulhos

245
Imagem Divulgação

Depois de oito anos, os desfiles de rua voltam a ser competitivos. As agremiações da cidade já estão a todo vapor e a disputa promete ser bastante acirrada.

Serão dois dias de intenso trabalho, com escolas de samba e blocos carnavalescos mostrando o que sabem fazer de melhor. A festa acontece no domingo e segunda-feira, dias 6 e 7, no Taboão (avenida Joaquina de Jesus), a partir das 19 horas, e contará com a presença do rei Momo e da rainha e princesas do Carnaval 2011.

No domingo (6), as escolas de samba Unidos do Paraventi e Império do Samba se apresentam na avenida pela primeira vez. As novatas fazem parte do grupo intermediário e vão se empenhar para conseguir acesso ao grupo especial em 2012. Já as veteranas vão acirrar a disputa pelo troféu do Carnaval 2011. São elas:  Parque Cecap, Unidos do Jardim São João, Mocidade, Imperatriz do Morro, Imperial e a escola mais antiga desta competição a Vai-Quem-Fica. Ela acumula em sua trajetória sete títulos no grupo especial, um no grupo de acesso e oito títulos como bloco.

Na segunda-feira (7) será a vez dos blocos Treme-Treme, Três Rosas e Santa Beatriz defenderem suas cores na avenida. Neste dia também, haverá desfile de escolas de sambas convidadas: a Unidos do Peruche e a Unidos de Vila Maria. Elas fazem parte do grupo especial de São Paulo.

A apresentação das escolas de samba e blocos será avaliada por uma comissão formada por 18 jurados. No caso das escolas, os quesitos pontuados serão Bateria, Harmonia, Evolução, Samba-Enredo, Enredo, Fantasia, Alegoria, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Já para os blocos serão atribuídas notas pela Bateria, Empolgação, Samba, Visual e Porta-Estandarte.

Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), Adelci Teixeira,  a volta dos desfiles de rua é crucial. “Apesar de estarmos há cerca de oito anos sem desfiles de Carnaval, as pessoas envolvidas estão com muita garra e espírito de união. Todos querem que o Carnaval da cidade seja respeitado e nossa intenção é que daqui a dois ou três anos, o Carnaval de Guarulhos seja o 2º do estado”, salienta.

A realização dos desfiles conta com apoio da Secretaria de Cultura de Guarulhos.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos