Ciesp beneficia empresas na certificação digital através de parcerias

228
Imagem Divulgação

O CIESP  iniciou uma série de lançamentos da emissão de Certificado Digital em suas bases localizadas no interior de São Paulo. Em Guarulhos o lançamento ocorreu no dia 24 de novembro, na sede da entidade, numa cerimônia que reuniu toda a diretoria da regional, representantes regionais, conselheiros, coordenadores de núcleos e representantes das indústrias associadas.

Resultado de uma parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o CIESP passa a atuar como Autoridade de Registro (AR), pela qual pode prover a interface entre um usuário (Pessoa Jurídica/Pessoa Física) e a Autoridade Certificadora (AC), neste caso representada pela Imprensa Oficial.

Para Luis Carlos Teodoro, diretor titular do CIESP Guarulhos, este é mais um esforço da entidade em levar um serviço, a um custo muito competitivo, para todos os empresários e com a credibilidade da marca CIESP em parceria com a Imprensa Oficial do Estado. O diretor do Ciesp Arujá, Laudirley Dourado, marcou presença no evento de lançamento.

Desconto para Associados

O acordo firmado com a Imprensa Oficial do Estado prevê que associados ao CIESP tenham desconto na aquisição de certificados digitais. De posse do Certificado Digital, o empresário poderá realizar diversas transações em meio eletrônico, facilitando o dia-a-dia da empresa e reduzindo-se gastos operacionais e tempo já que muitos trâmites passam a ser feitos eletronicamente.

O Certificado Digital faz uso da tecnologia de criptografia, garantindo a segurança, sigilo, integridade e autenticidade das informações que trafegam pela internet. Além disso, tem validade jurídica, sendo equiparado à assinatura de próprio punho, assegurando o não repúdio.

Desde o mês de julho, o serviço estava sendo oferecido apenas na sede da FIESP/ CIESP, na Capital (Av. Paulista, 1.313 – piso Alameda Santos). Agora, todas as 42 Diretorias Regionais estão aptas a realizar emissões de Certificados Digitais, entre elas a regional de Guarulhos. Funcionários treinados pela Imprensa Oficial estão à disposição de empresas e pessoas físicas em todas as bases do CIESP.

Imagem Divulgação

Veja alguns serviços disponíveis para o uso da Certificação Digital:

Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC – portal de serviços e comunicações eletrônicas entre a Secretaria da Fazenda do Estado e o contribuinte;

Conectividade Social ICP – CEF: canal de relacionamento com a CEF (Caixa Econômica Federal) via internet, para pesquisa de dados relativos ao FGTS, emissão de documentos e envio de GFIP e GRRF, além de outras funcionalidades;

e-CAC – Receita Federal: portal eletrônico onde diversos serviços são protegidos por sigilo fiscal e podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte;

SPED – Receita Federal: consiste na modernização do sistema atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores;

Nota Fiscal Eletrônica: o intuito é documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.

Fonte: Jornal da Cidade de Arujá