Chegada do verão requer cuidados com o pet

209

cahorro-verao-banheiraA chegada do verão é convidativa para um passeio ao ar livre, viagens e diversão em família. Porém, as altas temperaturas, ao mesmo tempo que motivam a sair de casa, também podem judiar dos bichos de estimação, que sofrem mais nesta época do ano.

“O ideal é não sair para passear com o animal nos horários de maior incidência do calor. Assim como nós, eles sofrem bastante no verão.Os humanos ainda possuem um mecanismo de controle de temperatura corpórea, eliminando o calor através do suor – fato este que não ocorre com os cães, por exemplo. A única maneira de um cão baixar sua temperatura corpórea seria pelo aumento da frequência respiratória. Caso o organismo não tenha êxito nesta tentativa de controlar a hipertermia, o animal pode ter dificuldades respiratórias, chegando até ao óbito. Portanto, o ideal é escolher os horários mais frescos do dia para passear com o seu bichinho”, afirma o professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera de São Paulo, Rodrigo Monteiro.

Viagens

Outro cuidado que os donos devem estar atentos é quanto às viagens. “Caso o proprietário opte por deixar o animal em um hotel, deverá escolher cautelosamente o local, levando em consideração o espaço que o animal terá neste estabelecimento. Além disso, o pet deverá estar em dia com todas as vacinas recomendadas, como a polivalente, de raiva e outras em dia. Recomenda-se colocar preventivo contra pulgas e carrapatos pelo menos 48 horas antes de deixá-lo no hotel. Isto é de suma importância, visto que estes parasitas podem transmitir doenças fatais”, orienta o veterinário.

Caso o cão seja levado ao litoral ou áreas interioranas, recomenda-se a administração de preventivos contra a dirofilariose, também conhecida como verme do coração. “Esta doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados, em áreas endêmicas. Cabe novamente ressaltar a necessidade da administração dos preventivos contra pulgas e carrapatos, os quais têm efeito por 30 dias”. Após tomar todos esses cuidados é só aproveitar o verão.

Via Anhanguera Educacional