Bonsucesso ganhará CEU e Escola de Educação Ambiental

188
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (20) as obras do CEU Bonsucesso e da Escola de Educação Ambiental Cidade da Criança, que serão construídos em um terreno de 246 mil metros quadrados, localizado na estrada Paschoal Thomeu s/nº, em Bonsucesso. “Essa área vai entrar na lista das mais bonitas de nossa cidade, com dois equipamentos que permitirão reunir educação básica a práticas ambientais”, disse o prefeito. “As crianças vão crescer com um novo conceito de sustentabilidade e poderão se transformar em multiplicadoras de práticas ambientais em seu cotidiano.”

O CEU Bonsucesso terá capacidade para atender 1.100 alunos, da creche ao ensino fundamental. Com 10 mil m² de área construída, abrigará um ginásio poliesportivo com quadra oficial; quadras cobertas para a prática de futebol society e vôlei; vestiários; piscinas para uso infantil e adulto; edifício recepção-administração; playground; academia popular; salas de aula ao ar livre; pista de caminhada; passarela sobre a lagoa e pórticos de acesso.

Assim como ocorreu com o CEU Continental, a unidade de Bonsucesso recebeu a certificação Processo Aqua – Construção Sustentável, oferecida pela Fundação Vanzolinni. “O prefeito pediu para que elaborássemos o projeto de um equipamento totalmente diferenciado, onde todos os ambientes são educativos”, afirmou o secretário de Educação, Moacir de Souza.

A Escola Ambiental contará com viveiros, laboratórios, uma estação meteorológica, jardins temáticos, horta orgânica e uma área com espécies nativas da mata atlântica. O prédio terá o formato de um pentágono e será equipado com um auditório com capacidade para receber 300 pessoas, além de telecentro e biblioteca. Tanto a Escola Ambiental como o CEU Bonsucesso terão à disposição um estacionamento com capacidade para 225 veículos e 11 ônibus.

CEUs da cidade – Na terça-feira (19), a Prefeitura deu início às obras do CEU Continental (Avenida C, s/nº), o primeiro a conseguir a certificação da Fundação Vanzolinni. Atualmente, Guarulhos conta com cinco CEUs concluídos nas regiões do Pimentas, Presidente Dutra, Paraíso-Alvorada, Cumbica e Pq. São Miguel. Outros cinco já foram entregues parcialmente, no Bambi, Ponte Alta, Taboão, Ottawa-Uirapuru e Rosa de França.

Selo Aqua

A Fundação Vanzolini, em parceria com Sustainable Bulding Alliance, é responsável pela certificação no país. Ao conceder a Certificação Processo Aqua – Construção Sustentável ao projeto do CEU Bonsucesso, a Fundação analisou local, sistema de gestão do empreendimento e a relação do edifício com o entorno; seleção de produtos, sistemas e processos construtivos; canteiro de obras de baixo impacto ambiental; gestão de energia; gestão de água; gestão de resíduos de uso e operação; manutenção e permanência de desempenho ambiental; conforto acústico; conforto visual; conforto olfativo; qualidade sanitária dos ambientes e qualidade sanitária do ar.

Via: Prefeitura de Guarulhos