Alunos das escolas da Prefeitura começam a receber leite em casa

254
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Os 110 mil alunos das escolas da Prefeitura de Guarulhos têm mais um bom motivo para frequentar a sala de aula. A partir desta terça-feira (15), toda criança matriculada na rede municipal de ensino passa a receber um quilo de leite em pó por mês, quantidade recomendada para ir à aula bem alimentada.

“Uma criança bem alimentada fica mais saudável e aprende melhor em sala de aula”, afirma o prefeito Sebastião Almeida. “Esse programa é mais um benefício que oferecemos às crianças da rede, que hoje já recebem material escolar, alimentação de qualidade e uniformes.”

Segundo o prefeito, os alunos e os responsáveis terão de atender a algumas exigências para garantir a manutenção do benefício durante o ano letivo. “O aluno não pode ter mais do que cinco faltas por bimestre e o seu responsável ou representante legal deverá participar das reuniões de pais e educadores na escola em que ele está matriculado”, destaca Almeida.

A primeira entrega do leite será na própria escola onde a criança estuda, enquanto as próximas seguirão diretamente para a residência do aluno por meio dos Correios.

O programa vai acrescentar uma dose diária de 200 ml de leite na forma de complemento à alimentação que os alunos já recebem na escola. O Leite em Casa tem como objetivo estimular a frequência dos alunos, já que representará um bônus à assiduidade nas aulas.

A dona de casa Ivanilda da Conceição, moradora do Jardim Ottawa, afirma que a iniciativa vai gerar uma economia mensal de aproximadamente R$ 100 por mês em sua residência. “As crianças na minha casa bebem muito leite”, diz ela, que é mãe de quatro filhos matriculados na rede municipal, o menino Isaías e as meninas Esther, Talitha e Beatriz. “Hoje eu tenho condições de comprar o leite para os meus filhos, mas vou economizar com esse programa”, completou Ivanilda.

Leite ajuda no desenvolvimento da criança, diz nutricionista

Rico em proteína e cálcio, o alimento é fundamental para o desenvolvimento da criança. De acordo com a nutricionista Gisela Mayumi Kodama, gerente do Dase (Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação), “o leite é extremamente importante por conter nutrientes, como cálcio e proteína, necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças”.

Ela acrescenta que o leite em pó mantém as mesmas características do produto in natura com a diferença de ter um prazo maior de validade.

O Leite em Casa é um reforço à alimentação servida nas Escolas da Prefeitura, que conta com um cardápio diversificado e balanceado elaborado por uma equipe de nutricionistas, com produtos que fazem parte da base da culinária brasileira, como arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas.

Via: Prefeitura de Guarulhos