5 Dicas para reduzir o colesterol e ter uma vida mais saudável

116

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). (Saiba Mais)

Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Modificar a sua dieta e seus hábistos, certamente ajudará a reduzir os níveis de colesterol. Confira abaixo algumas dicas:

 

 

Google Imagens

1. Consuma mais fibras porque elas reduzem a absorção de colesterol no intestino, previnem doenças cardiovasculares e ajudam na prevenção de câncer do intestino grosso. Alguns alimentos com fibras: pão integral, arroz integral, frutas e verduras, cereais e feijão

2. Beba bastante água

3. Coma mais vegetais e frutas cruas, inclusive com casca. O cozimento reduz o teor de fibras

4. Use óleos naturais não hidrogenados, como óleo de canola e azeite de oliva

5. Faça mais atividades físicas

Fonte das dicas: Revista Pense Leve e Saúde em Movimento