Cidade passa a coordenar a Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Guarulhos assume nesta quinta-feira (4) como cidade-coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo em substituição à capital mineira Belo Horizonte. A cerimônia de posse será realizada no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, na Paraíba, a partir das 19h. Guarulhos será representada pelo prefeito Sebastião Almeida e pela coordenadora-técnica do Orçamento Participativo de Guarulhos, Kátia Lima.

“Vamos assumir a coordenadoria com a missão de fortalecer ainda mais as cidades que se utilizam das boas práticas do OP (Orçamento Participativo) e também incentivar outros municípios a adotarem essa ferramenta importante da democracia participativa”, afirma o prefeito Almeida.

A Rede Brasileira é composta atualmente por 54 cidades no País. Guarulhos foi escolhida para ser a cidade-coordenadora por unanimidade. A cidade adotou o Orçamento Participativo há dez anos e já reuniu mais de 14 mil pessoas em suas plenárias, realizadas a cada dois anos.

Durante esse período, ações e obras importantes foram levadas à comunidade, que vão desde o asfaltamento de ruas e instalação de praças até a construção de estações de tratamento de esgoto e a criação de legislação específica para a implantação do Bilhete Único no município.

“O Orçamento Participativo é uma iniciativa que começou tímida, mas que hoje já beneficia milhões de pessoas em nosso País. É uma experiência que tem, inclusive, despertado a atenção de administradores públicos de outras partes do mundo. Vamos lutar para ampliar ainda mais o alcance desse tipo de política, inclusiva e democrática”, destaca Almeida.

FONTE: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Comunicação de Guarulhos

Isso pode te interessar...

Siga o Guarulhos Online

Curta o Guarulhos Online