Veja qual o significado das cores dos alimentos e tenha uma vida mais saudável

96
Google Imagens

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos que, além de colorir, desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Por isso,  uma dieta colorida tem grandes chances de ser mais saudável.

Veja o que está por trás das cores dos alimentos

Alimentos brancos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana. Esses alimentos são as melhores fontes de cálcio e de potássio – minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, auxiliam o  funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esses alimentos são ricos em licopeno, uma substância que age como antioxidante e eficaz contra o câncer de próstata. Eles contêm ainda antocianina, que estimula a circulação.

Alimentos amarelos: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco. Ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico – substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que protege o coração.

Alimentos roxos: uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo contêm ácido elágico  — substância que retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas.

Alimentos verdes: vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas contêm clorofila e vitamina A, que desintoxicam as células, inibem os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo), têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, além de cuidar do cabelo e da pele.

Alimentos marrons: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. As fibras e vitaminas do complexo B e E encontradas nesses alimentos melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

FONTE: M de Mulher