Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação de adultos contra gripe suína

25
foto: José Luiz/PMG

Começou nesta segunda-feira (5) a imunização de adultos com idade entre 20 e 29 anos contra o vírus A H1N1. Em Guarulhos, as doses ficarão à disposição do público em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o próximo dia 23, das 8 às 17 horas. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 240 mil pessoas nesta fase.

A vacina contra a gripe suína ainda está disponível também para mulheres grávidas, crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade, e pacientes com doenças crônicas que não se imunizaram na segunda fase da campanha. Até a última prévia, realizada nesta quinta-feira (1º), 7.208 gestantes, 18.247 crianças, nessa faixa etária, e 18.861 pessoas com doenças crônicas já haviam sido vacinadas na cidade.

O calendário ainda prevê a imunização de idosos acima de 60 anos portadores de doenças crônicas, no período de 24 de abril a 7 de maio, bem como de adultos entre 30 e 39 anos de idade, de 10 a 21 de maio. As gestantes podem procurar as doses até o final da campanha (21 de maio).

A estimativa da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 21 mil gestantes, 68 mil pacientes portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, além de cerca de 31 mil crianças entre seis meses e um ano e 11 meses de idade, que também receberão a primeira dose da vacina contra Pneumococo (que protege contra a meningite e otites, entre outras doenças).

FONTE: Prefeitura de Guarulhos