Prefeitura realiza mobilização sobre prevenção das LER-DORT

28
Google Imagens

Quem passou pelo calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, nesta sexta-feira (26) pela manhã, pôde participar das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação emcomemoração ao Dia Internacional de Prevenção das LER-DORT ( Lesão por Esforço Repetitivo e Doenças Ortomusculares. Relacionadas ao Trabalho). No local, foram instaladas três tendas onde equipes multidisciplinares do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) distribuíram cartilhas educativas, orientaram a população e praticaram, de hora em hora, a ginástica terapêutica oriental Liang Gong.

A iniciativa teve por objetivo informar a população sobre essas doenças, que são responsáveis por mais de 45% dos benefícios previdenciários concedidos pelo INSS aos trabalhadores do país. Causada pelo excesso e rapidez de movimentos, falta de pausas, manutenção de posturas incômodas por tempo prolongado, esforço físico intenso, fadiga mental excessiva, ambiente e organização do trabalho, as LER-DORT produzem dores musculares, formigamento e fadiga, chegando a dificultar a realização do trabalho e tarefas diárias mais simples, como pentear o cabelo e escovar os dentes.

Segundo o Cerest, quando há suspeita desse distúrbio, é importante a procura de um profissional para avaliação e início do tratamento, para que seja possível a recuperação do trabalhador sem prejuízo de sua capacidade laboral e de executar atividades rotineiras.

A ação contou também com a presença de advogados dos sindicatos dos Químicos, Metalúrgicos, Condutores e Trabalhadores da Administração Pública (Stap), que tiraram dúvidas trabalhistas sobre saúde do trabalhador.

FONTE: Prefeitura de Guarulhos